segunda-feira, 23 de maio de 2011

Peso interfere diretamente na pressão arterial


O peso para controlar a pressão arterial e mantê-la em níveis saudáveis é mais importante do que estar em forma. É o que sugere uma pesquisa da Universidade do Texas Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos.

O estudo descobriu que pessoas com sobrepeso ou obesas estão mais propensas a ter uma pressão arterial sistólica – o número mais alto em uma leitura de pressão arterial. Mas a forma daqueles com um índice de massa corporal (IMC) elevado teve apenas um pequeno impacto sobre a pressão arterial.

De acordo com o estudo, as pessoas que estão tentando diminuir o risco de pressão alta devem concentrar-se em perder peso da forma mais eficaz que puderem, segundo os autores, e que o aumento da aptidão física deve ser um objetivo secundário.

Susan Lakoski, cardiologista e uma das autoras do estudo, disse que a obesidade é um indicador tão forte de pressão arterial ou risco de hipertensão que ter um peso corporal normal é realmente o que vai conduzir a pressão arterial ao invés do nível de aptidão.
Um em cada três adultos norte-americanos tem a pressão arterial elevada – acima de 140/90 – incluindo mais da metade daqueles com mais de 55 anos. A pressão arterial elevada coloca uma pessoa em maior risco de derrame, ataque cardíaco e doença renal.

Os pesquisadores analisaram dados de aproximadamente 35 mil pacientes, principalmente homens brancos, recolhidos ao longo dos últimos 20 anos na Clínica Cooper em Dallas, Texas. Quando o paciente chegou na clínica, o médico mediu sua composição corporal, pressão arterial e níveis de aptidão.

Para determinar a forma dos pacientes, os médicos cronometraram quanto tempo eles poderiam manter um ritmo confortável a pé em uma escada rolante em diferentes velocidades e inclinações.

Depois os autores compararam o IMC, os níveis de aptidão e a pressão arterial sistólica de todos os pacientes para ver se as três medidas estavam ligadas. Entre os participantes, o IMC mais elevado foi associado um aumento da pressão arterial sistólica, uma correlação que foi encontrada muitas vezes no passado.

Lakoski afirma que a aptidão física é importante para a saúde global e de mortalidade e ter excesso de peso e sedentarismo é ruim.
Por Mondarto
http://www.corposaun.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.