quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cientistas transformam ‘gordura ruim’ em ‘gordura boa’

Por Mondarto

A gordura corporal pode ser transformada em um tipo de gordura que queima calorias e diminui o peso, segundo afirmam cientistas norte-americanos.

O experimento foi realizado em ratos pela equipe da Universidade Johns Hopkins School of Medicine que acredita que o mesmo poderia ser feito em seres humanos, o que acende a esperança de uma nova ferramenta para combater a obesidade.

A modificação da expressão de uma proteína ligada ao apetite não só reduziu o consumo de calorias e o peso dos animais, como também transformou a composição de gordura corporal dos ratos. A gordura “má” branca transformou-se em gordura “boa” marrom.

A gordura marrom é abundante em bebês, que a usam como fonte de energia para gerar calor corporal, gastando calorias ao mesmo tempo. Mas à medida que as pessoas envelhecem, grande parte desta desaparece e é substituída pela gordura branca, “ruim”, que se manifesta como um pneu sobressalente em torno da cintura.

Especialistas acreditam que estimular o organismo a produzir mais gordura marrom em vez de gordura branca pode ser uma maneira útil para controlar o peso e prevenir a obesidade, além de outros problemas relacionados à saúde, como diabetes tipo 2.

Os cientistas realizaram um experimento para averiguar se a supressão de uma proteína estimuladora do apetite, chamada NPY, diminuiria o peso de ratos. O apetite e a ingestão alimentar dos roedores diminuíram quando silenciaram a proteína no cérebro dos roedores.

Os cientistas compararam então a composição da gordura dos animais e encontraram uma mudança interessante. Nos ratos com a NPY silenciada, um pouco da gordura ruim branca tinha sido substituída pela gordura boa marrom.

Os pesquisadores estão esperançosos com a possibilidade do experimento ser realizado em seres humanos, injetando células-tronco de gordura marrom sob a pele para queimar a gordura branca e estimular a perda de peso.

Apesar dos resultados animadores os pesquisadores continuarão os estudos.
http://www.corposaun.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.