domingo, 1 de maio de 2011

Infecção urinária. Apesar de comum, ela não dispensa o tratamento médico




A infecção urinária é provocada por bactérias, vírus, fungos e outros microorganismos, levando a inflamação dos rins e das vias urinárias.

O tipo mais comum em adultos é a cistite, inflamação da bexiga que ocorre principalmente em mulheres. A própria anatomia feminina favorece a infecção, já que a vagina fica muito próxima da uretra, canal por onde sai a urina. Nos homens, as infecções urinárias estão relacionadas, geralmente, a problemas de cálculo renal ou a complicações com a próstata. Um tratamento médico rigoroso é fundamental para restabelecer a saúde, em todos os casos.

Quem pode ter uma infecção urinária?

- Pessoas com diabetes.

- Mulheres que usam diafragma como método contraceptivo.

- Quem tem histórico de cálculos renais (pedras nos rins).

- Quem foi submetido à passagem de sonda vesical.

Quais os sintomas mais comuns?

- Vontade frequente de urinar ou dificuldades no banheiro.

- Vontade frequente ou dificuldade de urinar.

- Dor, queimação ou ardência ao urinar em casos mais avançados.

- Urina com cheiro forte, podendo ter sangue ou pus.

- Dor nas costas e no estômago.

- Tremores, suores, calafrios.

Náuseas, vômitos e febre. Qual o tratamento?

As infecções urinárias são combatidas com facilidade a partir do uso de antibióticos de eficácia comprovada. A duração do tratamento depende do diagnóstico e da gravidade da infecção. Crianças e principalmente mulheres grávidas devem receber cuidado médico especial.

Como se prevenir?

- Ingira bastante água, pelo menos 2 litros por dia, isso contribui para a formação de um maior volume de urina e a eliminação de eventuais bactérias.

- Faça xixi sempre que tiver vontade.

- As mulheres devem ter cuidados especiais com sua higiene após urinar. Use sempre o papel higiênico de frente para trás. Nunca o contrário, porque pode levar microorganismos da região anal para a vagina, aumentando o risco de infecções.

Caso persistam os sintomas, o uso de antibióticos pode ser indicado pelo seu médico.

http://www.sitemedico.com.br/site/qualidade-de-vida/suasaude/6864-infeccao-urinaria-sintomas-mais-comuns
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.