quinta-feira, 19 de maio de 2011

Alimentos especiais são capazes de controlar o colesterol

Por Lais

Nem sempre fazer uma dieta saudável pode significar que o indivíduo está ingerindo corretamente os níveis ideais de colesterol no sangue. Às vezes, as pessoas não são as principais culpadas pelo elevado colesterol. Muita gente não sabe, mas o fígado também produz colesterol e, em alguns casos (como herança genética, por exemplo), produz em excesso.

Fazer o uso de medicamentos pode auxiliar na mudança do curso da doença, mas é possível fazer isso consumindo alimentos especiais que ajudam a melhorar o perfil das gorduras do sangue.

A aveia, por exemplo, é o alimento mais rico em fonte de fibras solúveis e ela pode substituir o carboidrato nas refeições. Os alimentos integrais, no geral, também oferecem fibras solúveis e podem fazer parte de praticamente todas as refeições.

As frutas como o morango e a maçã também ajudam a controlar o colesterol porque são ricas em pectina, outro tipo de fibra solúvel. Os grãos também são excelentes, como o feijão, por exemplo, que possui efeito na redução do colesterol e propicia ainda saciedade, o que acaba por facilitar o controle do peso ideal.

“É importante lembrar que os alimentos devem ser consumidos diariamente para que os benefícios proporcionados sejam favoráveis ao organismo”, explica a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.

Podemos destacar também vegetais e legumes como o quiabo e a berinjela, além da castanha do Pará, nozes e amêndoas que são ricas em gorduras protetoras e antioxidantes. Além disso, há óleos vegetais como soja, milho, canola e girassol e peixes gordos como salmão e truta que devem estar inclusos no cardápio de duas a três vezes por semana.

O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.
http://www.corposaun.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.