domingo, 22 de maio de 2011

Mais conforto na aplicação de insulina

O rodízio dos locais e pontos de aplicação de insulina é um dos ítens fundamentais para garantir uma aplicação segura e eficaz.

Com a realização do rodízio é possível prevenir deformidades no tecido subcutâneo.

Essas deformidades prejudicam a absorção de insulina tornando-a lenta e irregular e com isso provocam alterações no níveis glicêmicos e hiperglicemia.

Orientações para o planejamento do rodízio
Considere o número de aplicações, horários, atividades diárias, exercícios físicos e profissão;

Organize as aplicações de insulina evitando as regiões que serão mais utilizadas em alguma atividade ou exercício físico, pois a insulina será absorvida mais rapidamente provocando primeiro hipoglicemia e posteriormente hiperglicemia. Ex. evite aplicar na coxa e andar de bicicleta;

Divida as regiões em pequenas áreas com distância de 2 ou 3 dedos entre elas;

A cada aplicação na mesma região, use um ponto diferente, só retorne no mesmo ponto após 14 dias, pois este é o período necessário para a cicatrização;

Aproveite o momento da aplicação para apalpar a região, se você sentir algum ponto endurecido, não faça a aplicação no local até que volte ao normal.

Sugestões para o planejamento do rodízio

Se você faz uma aplicação ao dia
Escolha uma região de sua preferência, alternado entre os pontos de aplicação.


Se você faz duas aplicações ao dia
Escolha duas regiões de sua preferência, uma para cada horário, alternado entre os pontos de aplicação.


Se você faz quatro ou mais aplicações ao dia
Utilize todas as regiões recomendadas para autoaplicação, fixando uma região para cada horário e alternado entre os pontos de aplicação.
Fonte: Centro BD de Educação em Diabetes

http://www.bd.com/brasil/periodicos/bdbomdia/pdf/bdbomdia_ed16.pdf


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.