terça-feira, 10 de maio de 2011

Consumo de sal não eleva risco cardíaco, revela pesquisa

Por Mondarto

Um novo estudo europeu revela que pessoas que comem muito sal não estão mais propensas a ter hipertensão e correm menos risco de morrer de doença cardíaca do que aquelas com baixa ingestão da substância.
O trabalho, publicado no Journal of American Medical Association (JAMA), se contrapõe a todas as recomendações médicas e de outros estudos que sugerem a diminuição do consumo de sal como favorável à prevenção de doenças cardiovasculares.

Os pesquisadores usaram dados de dois estudos diferentes. Eles analisaram cerca de 3.700 europeus que tiveram o consumo de sal medido por meio de amostras de urina no começo das pesquisas. O autor do estudo, Jan Staessen, da Universidade de Leuven, na Bélgica e seus colegas dividiram os participantes em três grupos: aqueles com consumo de sal mais elevado; mais baixo; e com consumo médio.

Dentre os participantes nenhum tinha uma doença cardíaca no início, e dois terços tinham pressão arterial normal. Durante cerca de oito anos, os voluntários foram acompanhados e neste período os investigadores determinaram quantos deles foram diagnosticados com doença cardíaca e, em um grupo menor, quantos tiveram hipertensão.

A chance de desenvolver doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos não foi diferente nos três grupos. No entanto, os participantes com menor ingestão de sal apresentaram a maior taxa de mortalidade por doença cardíaca durante o acompanhamento (4%), e as pessoas que comeram mais sal tiveram a menor (menos de 1%).

Em todos os grupos, um em cada quatro participantes do estudo que começou com pressão sanguínea normal foi diagnosticado com pressão arterial elevada.

Reduzir a ingestão de sal pode ainda ser uma boa ideia para as pessoas que já têm pressão arterial elevada ou que tiveram problemas cardíacos no passado, mas o estudo não encontrou nenhuma evidência de que o sal da dieta aumenta essas condições, explicou Jan Staessen.
http://www.corposaun.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.