terça-feira, 31 de maio de 2011

Um dia para apagar o cigarro (31.05.2011)

Ana Carla Poliseli


Hoje comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco e as autoridades de saúde alertam sobre os males provocados pelo consumo de produtos derivados do tabaco. A lei antifumo do Estado do Paraná será o foco de uma videoconferência realizada com profissionais na 11ª Regional de Saúde. Em Campo Mourão, três grupos estão ativos na luta contra os malefícios do vício, somente no ambulatório de saúde mental, 18 pessoas são atendidas.

O cigarro é causador de doenças como infarto e angina no sistema cardiovascular, bronquite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago e pâncreas, além de estar diretamente relacionada a outras doenças. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes.

A coordenadora da saúde mental de Campo Mourão, Selma Baldi Fogo, explicou que o Controle do Tabagismo como uma das estratégias de produção de saúde se articula com as demais políticas e tecnologias desenvolvidas no sistema SUS. “Contribui especialmente na Promoção da Saúde, para construção de ações integradas que possibilitam proteger as gerações presentes e futuras das devastadoras conseqüências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e exposição à fumaça do tabaco a fim de reduzir de maneira contínua e substancial a prevalência do consumo e a exposição à fumaça do tabaco”, diz.

Ela acrescentou que os dados epidemiológicos controlados pela OMS apontam para uma redução do consumo do tabaco entre a população adulta. Por outro lado o adolescente hoje é o principal alvo da indústria para a iniciação do consumo.

Webconferência

Profissionais de saúde de toda a região deverão estar reunidos durante a tarde na sede da 11º Regional de Saúde para uma webconferência com o tema: “Importância do Controle do Tabagismo na Promoção da Saúde”. Segundo a coordenadora da saúde mental de Campo Mourão, o foco é a revitalização da lei antifumo no Estado do Paraná. “Esse evento tem como objetivo discutir as ações e estratégias disponíveis no Sistema Único de Saúde, com ênfase no Programa Saúde da Família (PSF).”

No mundo

De acordo com pesquisas, aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.

O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos).

Grupos anti-tabagismo na cidade

A coordenadora explicou que o uso do tabaco também é uma preocupação no município. “Por isso estamos desenvolvendo um trabalho anti-tabagismo sério. Temos três grupo de apoio aos usuários do tabaco que decidem parar de fumar”, ressalta Selma. No ambulatório de saúde mental são 18 pessoas e um terceiro grupo funciona na Sanepar. Além destes que já estão funcionando, informações fornecidas pelo ambulatório apontam que um novo grupo com pessoas já inscritas deve começar em breve.

Para participar só é preciso que o interessado procure o ambulatório e faça um cadastro. Depois serão marcadas as datas dos encontros. O tratamento inicial conta com quatro encontros semanais. Após esse período são feitas reuniões de manutenção uma vez por mês. A pessoa que ingressa no tratamento é assistida por um médico, enfermeiros, psicólogo e assistente social. “A equipe fica a disposição, conforme a necessidade de cada um.”

Serviço

O Ambulatório de Saúde Mental, funciona junto a Secretaria da Saúde de Campo Mourão. É preciso deixar nome, endereço e telefone. Assim que houver candidatos suficientes para formar turma o interessado será informado do dia e local para a primeira entrevista. (ACP)
http://www.tribunadointerior.com.br


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.