quarta-feira, 18 de maio de 2011

Xenobióticos: saiba o que são e os riscos para sua saúde

Os xenobióticos são qualquer substância química ou molécula estranha ao sistema biológico em questão, originada externamente ou internamente a ele. Existem milhares de xenobióticos e devemos sempre estar com o nosso corpo preparado para eliminar estas substâncias.

Veja onde encontrar os xenobióticos:

1 - Radiações: os raios ultra-violetas são necessários para a síntese de Vitamina D mas com a longa destruição da camada de ozônios eles tornaram muito problemáticos à saúde porque podem causar câncer de pele, foto envelhecimento e outras lesões. Os raios-X são nocivos porque podem modificar o conteúdo genético de nossas células mas na medida certa eles são utilizados na radioterapia, tomografias e radiografias.

2 - Poluentes de ar: vários são eles mas as indústrias e veículos automotores contribuem para uma grande produção. A queima em fornos industriais leva a produção de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) e esta liberação ocorre através da queima do carvão, madeira, lixo, tabaco, derivados do petróleo. Há várias pesquisas que demonstram que nos alimentos tem uma boa concentração destes poluentes e eles também contaminam o solo, a água e o ar.

3 - Contaminantes da água: tudo o que é utilizado na agricultura como agrotóxicos e outras substâncias caem na água e contaminam. Há outros estudos também que mostram a contaminação por hormônios e estes hormônios são deixados na urina de mulheres que utilizam pílula anticoncepcional. Além disso há grande contaminação de metais como ferro, chumbo, estanho. Outra molécula existente é o cloro.

4 - Contaminantes do solo: os mesmos contaminantes da água também estão presentes. Mais de 400 pesticidas já estão registrados no Brasil para uso alimentar!

5 - Outras substâncias: medicamentos, fatores de crescimento para animais, já podem ser encontrados na alimentação. Uma questão muito importante são os contaminantes que passam do plástico para o alimento como o Bisfenol A. Este pode causar desde irritações na pele como alteração do metabolismo! Também relacionados com o câncer. Os metais tóxicos e o tabaco também tem grande participação no meio ambiente.

Esta constante ingestão de xenobióticos seja por água, solo, alimentos ou ar tem gerado vários problemas de saúde desde alergias até desenvolvimento de câncer. E eles atuam como disruptores metabólicos que entram no lugar de hormônios próprios do corpo e desregulam toda a atividade hormonal e isso leva ao ganho de peso, redução na velocidade do metabolismo e dificuldade de perda de peso! Outros fatores bem relacionados são o aumento do estresse, irritabilidade, nervosismo, infecções frequentes, depressão, ansiedade, aumento da compulsão alimentar e muitos outros.

É muito importante ter um acompanhamento para que pelo menos o seu corpo consiga funcionar corretamente. O fígado é o principal órgão que faz a eliminação destas toxinas. Ele tem que estar funcionando corretamente e para isso não é somente necessário que o exame de sangue esteja normal, mas sim não ter sinais e sintomas como boca amarga, infecções frequentes, dor de cabeça, resistência alta ao consumo de bebidas alcoólicas (são as pessoas que bebem e não sentem nada) e outros sintomas diversos.

Outro órgão importante é o intestino que também precisa funcionar corretamente. Já se sabe que para o intestino funcionar bem não é somente ir ao banheiro todos os dias! Precisa ter um conjunto de fatores como alimentação saudável, colonização de bactérias benéficas (probióticos), ingestão de fibras e outros.

Para melhorar qualquer que for o sintoma ou até perder ou ganhar peso é preciso aumentar e eficiência de eliminação destas toxinas e o acompanhamento com nutricionista é fundamental.
http://www.dicasdenutricao.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.