quarta-feira, 15 de junho de 2011

Anticoncepcional pode provocar coágulos sanguíneos

Por Mondarto
A Food and Drug Administration (FDA), agência que regula remédios e alimentos nos Estados Unidos, está revisando os resultados de dois estudos que apontam um risco maior de formação de coágulos sanguíneos em mulheres que tomam anticoncepcional contendo o hormônio drospirenona. De acordo com os trabalhos, os medicamentos como YAZ e Yasmin, que contêm a substância, duplicam ou até triplicam o risco de trombose em relação a outros anticoncepcionais orais.

O laboratório fabricante dos medicamentos, a Bayer, já enfrenta ação nos Estados Unidos pela morte de uma garota de 18 anos por um coágulo supostamente vinculado ao uso do YAZ. A jovem morreu depois de sofrer uma parada cardíaca, em setembro do ano passado.

A Bayer, em nota oficial, esclareceu que forneceu informações à agência americana e ressaltou que a própria FDA recomenda que pacientes não parem de usar os contraceptivos, mas devem procurar o seu médico para autorização. Afirmou ainda que a totalidade dos anticoncepcionais, de todos os laboratórios fabricantes, oferece risco de trombose, e que YAZ e Yasmin não diferem dos outros medicamentos, portanto não acentua o risco de coágulos.

Os especialistas, no entanto, recomendam as mulheres não usarem anticoncepcionais por conta própria, sem indicação de seus médicos. Segundo eles, o efeito das pílulas já não se resume à contracepção somente, como há 50 anos. E a que é ótima para Maria não deve ser usada por Clarissa, cada organismo reage diferente aos remédios, afirmam.

A maioria dos anticoncepcionais combinados tem o mesmo estrogênio e diferentes tipos de progesterona — gestodeno, drospirenona e levonorgestrel. A drospirenona, por exemplo, piora a circulação segundo estudos, mas não causa retenção de líquido.

O médico Hugo Miyahira, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ginecologia, diz que todo remédio tem seu efeito colateral. Assim como o anticoncepcional, por isso deve ser prescrito por um médico.
http://www.corposaun.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.