quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tabagistas apresentam mais chances de desenvolver câncer de boca

Por Lais
Os números de casos de câncer de boca vêm crescendo rapidamente no mundo. No Brasil é o quinto mais comum entre os homens e o 13º entre as mulheres e tal aumento pode ser causado pela falta de prevenção e abuso do uso de álcool e cigarro, conforme explica o cirurgião de cabeça e pescoço Marcelo Benedito Menezes, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André.

Os cânceres de boca são tumores malignos que atingem a região dos lábios, língua, céu da boca e gengiva. Os principais fatores de risco para a causa do câncer de boca são o tabagismo, consumo de álcool e má higiene bucal, além do baixo consumo de caroteno e vitamina C, além de histórico familiar de câncer. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco do câncer do lábio.

É importante ressaltar que a pessoa que possui hábitos tabagistas possui cinco vezes mais chances de desenvolver o câncer de boca do que o não fumante. O sintoma mais frequente é uma ferida na boca que não cicatriza em até duas semanas. Outros sinais podem ser ulcerações superficiais indolores, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios e mucosa bucal, além da presença de dor e linfadenomegalia cervical – íngua no pescoço – que podem representar câncer de boca em estágio avançado.

Outros sinais também podem facilmente ser detectados durante um autoexame como a mudança na aparência dos lábios e da porção interna da boca, endurecimentos, sangramentos, inchaços, áreas dormentes e dentes amolecidos ou quebrados.

Segundo o cirurgião, o autoexame da boca constante ajuda a detectar precocemente o câncer. “Se detectado logo no início as chances de cura podem chegar a 90%, em caso contrário elas podem ser em torno de 20%”, explica.

Durante o diagnóstico, o médico realizará primeiramente um exame clínico da boca e posteriormente uma biopsia do local lesionado. Exames de raio-x também podem ser úteis, pois eles verificam o comprometimento dos ossos. Pessoas com hábitos que levam a patologia devem procurar um profissional para análise a cada 6 meses.
http://www.corposaun.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.