quarta-feira, 15 de junho de 2011

Bronquite: inalador aumenta risco de morte

Medicamento que liberta substância para dilatar as vias respiratórias está à venda em Portugal

Por: Redacção / SC | 15- 6- 2011 10: 42

Um inalador comercializado em 55 países, incluindo Portugal, e que liberta o medicamento brometo de tiotrópio aumenta em 50 por cento o risco de morte entre os doentes com bronquites crónicas, revela uma investigação publicada na revista British Medical Journal.

De acordo com a AFP, a conclusão, contestada pelo fabricante alemão Boehringer Ingelheim, surge de dois investigadores britânicos e norte-americanos, após a análise de cinco testes sobre o inalador Spiriva Respimat.

O brometo de tiotrópio é um broncodilatador, que dilata as vias respiratórias, tornando mais fácil a entrada e saída de ar nos pulmões, e é destinado às pessoas que sofrem da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, que reagrupa as bronquites crónicas e o enfisema.

O estudo abrangeu 6522 doentes, dos quais 3686 utilizaram o inalador Spiriva Respimat e a partir dos quais se concluiu que o risco de morte, sobretudo de origem cardíaca, aumentou em 52 por cento entre os utilizadores do inalador.

O brometo de tiotrópio faz parte da família dos anticolinérgicos que aumentam o risco de falhas no ritmo cardíaco, em particular nos doentes já com problemas cardíacos.

Os laboratórios Boehringer Ingelheim questionaram os limites do estudo publicado no British Medical Journal, realçando, como admitem os próprios investigadores, que o número de mortes em causa é muito débil.

A Lusa contactou a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) para mais esclarecimentos, mas ainda não obteve resposta.
http://www.tvi24.iol.pt


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.