segunda-feira, 13 de junho de 2011

Climatério ou Menopausa?

Dra. Simone Elias



Apesar de climatério e menopausa serem duas palavras usadas geralmente como sinônimos, elas não o são:



Climatério é uma fase da vida da mulher, que corresponde à transição entre o período reprodutivo e pós-reprodutivo. Ele se estende em média, dos 45 aos 60 anos e seus limites não são nítidos, exatamente para que a mulher não sofra muito com o impacto dessas mudanças.



Menopausa é o nome que se dá à última menstruação da mulher (assim como chamamos de menarca a primeira menstruação). A menopausa é apenas um evento dentro desse período. Considera-se que a menopausa ocorreu quando as menstruações pararam há um ano, aí então você poderá ter certeza desse fato.



Para você compreender ainda melhor essa etapa da vida feminina, podemos dividir o CLIMATÉRIO em três subfases:



pré-menopausa;


peri-menopausa (período em volta da menopausa);


pós-menopausa.




QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CLIMATÉRIO ?

Os sintomas do climatério são bem conhecidos, mas podem se manifestar de modo diferente em cada mulher, em tipo e quantidade de sintomas. Pode-se dizer que metade das mulheres apresenta sintomas mais importantes e a outra metade, sintomas mais brandos ou quase ausentes. Eles também podem surgir em uma certa ordem, mas cada mulher é única e os fatos biológicos irão se manifestar de acordo com uma interação entre as modificações hormonais, seus antecedentes pessoais e seu momento de vida.



PRÉ-MENOPAUSA: podem ocorrer alterações menstruais (ciclos mais longos, mais curtos ou mais duradouros, até hemorragias), calores (chamados de fogachos e referidos como ondas de calor que atingem o pescoço e o rosto, acompanhados de sudorese), insônia, irritabilidade, nervosismo.

PERIMENOPAUSA: ocorre uma acentuação dos sintomas descritos e o desaparecimento da menstruação.



PÓS-MENOPAUSA: podem permanecer os fogachos, manifesta-se a secura vaginal (pele fina e seca, dificultando o relacionamento sexual), estado depressivo, alterações na concentração e na memória, redução da disposição física, osteoporose e aumento de risco de fraturas.







POR QUE ISTO ACONTECE COM A MULHER?



Para que você possa entender o climatério e as coisas que ocorrem com a mulher nesse período, é preciso conhecer um pouco sobre o que ocorre nos ovários.

Desde antes do nascimento, existem nos ovários milhares de ÓVULOS, que serão usados durante toda a vida: alguns serão consumidos nas ovulações (que se iniciam com a primeira menstruação) e a maioria dos outros sofrerão uma atrofia fisiológica. Ano após ano, a população de óvulos vai diminuindo, até que na peri-menopausa, algumas menstruações vão falhando devido à escassez de óvulos e ocorre então a menopausa (última menstruação) com o término dos óvulos. Nesse período de transição, os hormônios sexuais também vão diminuindo e esses fatos juntos constituem a chamada SÍNDROME CLIMATÉRICA.







COMO SE CUIDA DA MULHER NO CLIMATÉRIO ?



É muito importante nesta fase, realizar uma abordagem integral da mulher. Também se deve lembrar, que no período mais tardio do climatério (após os 65 anos) se manifestam as doenças decorrentes do processo de envelhecimento do organismo e próprias dessa idade: hipertensão, aumento de colesterol e triglicérides, diabetes, reumatismo, obesidade e câncer. Então, a mulher deverá ser atendida observando os aspectos PREVENTIVOS desses problemas.


COMO SE TRATA O CLIMATÉRIO?



Devemos estabelecer um plano de tratamento ou planejamento terapêutico, como os médicos gostam de falar. Esse planejamento inclui medidas gerais e específicas.





MEDIDAS GERAIS:



ATIVIDADE FÍSICA – exercícios físicos são fundamentais nessa etapa para fortalecer ossos e músculos; ainda ajudam o coração, o sistema respiratório e o controle do peso. Recomenda-se fazer yoga, ginástica, alongamento, caminhada ou corrida. Se você é sedentária, inicie com caminhadas em terrenos planos cerca de 15 minutos em dias alternados. Aos poucos, vá acelerando os passos e aumentando a velocidade da caminhada em um ritmo que permita falar enquanto anda. Para auxiliar na prevenção da osteoporose é necessário realizar atividade física, no mínimo, 3 dias por semana, por 30 minutos. Já para melhorar o condicionamento físico e aumentar o metabolismo é necessário aumentar o número de vezes e a duração das caminhadas. É necessário consultar um cardiologista antes de iniciar a prática de atividades físicas moderadas e intensas.


ALIMENTAÇÃO – uma alimentação equilibrada faz parte de uma boa saúde. Você deve se habituar a ingerir alimentos em intervalos de 3 ou 4 horas, evitando períodos prolongados de jejum (o que leva a uma diminuição do metabolismo dificultando a manutenção de peso). Uma atenção especial deve-se dispensar ao cálcio para a manutenção da massa óssea – alimentos lácteos desnatados (iogurte, leite e queijos), canela, sardinhas com espinhas, brócolis e feijões são boas opções. É melhor evitar café (tipo expresso), alguns tipos de chás (preto, mate e verde) e sódio em excesso (reduzir o sal dos alimentos é um hábito que deve ser seguido por toda a família; use shoyo light e evite alimentos embutidos ou em conserva).





O álcool e o tabaco são ainda mais prejudiciais nessa etapa da vida. Portanto, elimine-os.






SONO - habitue-se a ir se deitar no mesmo horário e seguir um pequeno ritual: uma xícara de chá de frutas ou um copo de leite morno com adoçante e uma pitada de canela. Nunca beba café ou chás com cafeína. Evite ler na cama ou ver TV no quarto. Evite assuntos desagradáveis nesse horário. Concentre-se alguns minutos em sua respiração, fazendo-a de forma lenta e profunda, isso vai lhe auxiliar a relaxar. Um sono tranqüilo e suficiente é necessário para a manutenção de sua saúde física e mental.







CUIDADOS COM A PELE – devemos cuidar da pele desde cedo. A exposição solar em excesso e realizada sem a proteção de filtros é proibida em qualquer idade, mas nesta fase a pele apresenta-se mais sensível, pois a sua quantidade de água diminui ao longo dos anos, tornando-a mais frágil. Assim, apesar do sol ser um protetor para os ossos (auxiliando na fixação do cálcio) deve-se tomar cuidado. A hidratação da pele de todo o corpo deve ser outra preocupação e atenção: a hidratação deverá ser de “dentro para fora” (ingerindo água em abundância) e de “fora para dentro” (com hidratantes específicos a base de uréia, que permitem uma hidratação mais eficiente).



LAZER - uma atividade prazerosa e simples pode fazer muita diferença. Por exemplo: confecção de bijuterias para uso próprio, um curso de história da arte, etc. Lembre-se de algo que você queria fazer quando não lhe sobrava tempo.









MEDIDAS ESPECÍFICAS:



Hormônios e outros medicamentos destinados ao tratamento ou prevenção de situações associadas ao climatério.



TERAPIA HORMONAL: é a administração de hormônios esteróides ovarianos quando esses estão diminuídos no sangue, com o objetivo de melhorar ou eliminar os sintomas resultantes da sua privação. Seus benefícios são: o alívio dos sintomas vasomotores (ondas de calor e sudorese), melhora das perturbações do sono, prevenção e tratamento da osteoporose e tratamento da atrofia urogenital (secura vaginal, dificuldade na relação sexual e infecções urinárias).



OPÇÕES DE TRATAMENTO: existem vários esquemas de administração e por várias vias. Em mulheres que possuem útero, é comum associar progesterona ao estrogênio para impedir o estímulo ao endométrio (camada interna do útero) para evitar hemorragias. Os esquemas de administração podem ser COMBINADO-SEQÜENCIAL (na pré-menopausa e perimenopausa)que permitem a ocorrência de menstruação e o COMBINADO-CONTÍNUO (na pós-menopausa). O estrogênio mais utilizado é o estradiol e as progesteronas de 4ª geração são a preferência atual. Em situações especias, podem ser usados androgênios.



OUTROS FÁRMACOS – aqui incluímos os medicamentos destinados ao tratamento de situações associadas com o climatério (como prevenção ou tratamento de osteoporose, deficiências nutricionais, etc).

FAÇA DA MATURIDADE A MELHOR FASE DE SUA VIDA !
Dra. Simone Elias
http://www.agomsaude.com.br


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.