terça-feira, 7 de junho de 2011

Cor das unhas merecem atenção

Por Mondarto



As unhas merecem atenção especial, elas podem ser o reflexo de algum problema na saúde. A coloração das unhas pode significar diversas doenças, dentre elas, falta de algum nutriente na alimentação ou indicar que há algo errado com fígado, coração, pele, pulmões ou rins.

Segundo levantamento do Centro de Estudos da Unha da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, vários diagnósticos podem ser feitos examinando a ponta dos dedos. Como abaixo das unhas, há circulação por vasos sanguíneos, elas são capazes de refletir, através da coloração, alguns males como cirrose, alterações pulmonares e doenças do coração.

A dermatologista do Centro de Estudos, Isabella Succi, explica que as unhas esbranquiçadas, por exemplo, podem indicar doenças no fígado. A cor castanha mostra a falta de vitamina B12. Já se a unha cresce em forma de colher, pode haver anemia por deficiência de ferro. E se está amolecida e fina, desnutrição e, em alguns casos, hipo ou hipertireoidismo, diz a médica. O ideal é estar rosada e com a matriz branca, afirma ela.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da regional Carioca da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Bruna Estrada, é muito importante observar o aspecto geral, mas manchas mais escurecidas merecem atenção especial, porque podem ser motivadas por fungos, pancadas ou até mesmo um melanoma, tipo de câncer. A médica orienta: quem usa esmalte, deve observar as unhas sempre que tirar a pintura.

O Centro de Estudos da Unha da Santa Casa é o único serviço especializado do Brasil. A população pode ter acesso ao diagnóstico e tratamento das unhas, mas o serviço não é gratuito. E, se algum problema for diagnosticado, o paciente é encaminhado para os especialistas da própria Santa Casa para iniciar o tratamento. A Santa Casa fica no Centro e qualquer informação sobre o serviço pode ser pelo telefone (21) 2210-1807.
http://www.corposaun.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.