quarta-feira, 8 de junho de 2011

Check-up ginecológico é fundamental para mulheres

Por Lais

Check up ginecológico é fundamental para mulheresTodas as mulheres devem fazer anualmente um check-up ginecológico. “Mesmo quem não tem ou nunca teve uma vida sexual ativa, deve fazer visitas periódicas ao médico assistente. A partir da primeira menstruação, o sistema reprodutor feminino já pode sofrer complicações, por isso já é preciso acompanhamento especializado”, explica a ginecologista Lorena Carvalho, do Total Care Amil. O auto-exame da mama também é recomendado desde cedo. Independente da idade, toda mulher deve fazê-lo todos os meses, após a menstruação.
Os exames ginecológicos podem detectar diversas alterações no sistema reprodutor. Lesões no colo do útero, miomas, cistos nos ovários, infecções e endometriose são as mais comuns. “O câncer de colo de útero é uma doença silenciosa, os sintomas só são percebidos em fase avançada.O check-up identifica essa e outras alterações em fase inicial, o que proporciona maior facilidade no tratamento”, esclarece a médica.
O câncer do colo do útero é o segundo câncer mais comum no universo feminino, perdendo apenas para o câncer de mama. Mais de 90% dos casos estão relacionados à infecção por alguns subtipos do Papilomavírus Humano (HPV). “A vacina contra o HPV é um importante avanço e deve ser aplicada preferencialmente antes do início da vida sexual”, aponta a especialista.
Exame para cada idade – Desde a primeira menstruação a visita anual ao ginecologista deve integrar o rol de cuidados. O exame ginecológico da menina é diferente do realizado em mulheres com vida sexual ativa. Quando a adolescente inicia a vida sexual o exame mais comum é a ultra-sonografia transvaginal, que serve para identificar o surgimento de cistos. A partir dos 18 anos, é necessário fazer anualmente o papanicolau. Dos 40 anos em diante é preciso fazer exames de mamografia anualmente, além de testes de perfil hormonal. Para as mulheres que findaram sua vida sexual, as visitas devem ser mais freqüentes do que nunca, principalmente em mulheres que realizam terapia hormonal. Esse perfil de mulher deve ir semestralmente ao ginecologista.
http://www.corposaun.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.