segunda-feira, 6 de junho de 2011

Cientistas identificam células que possuem ligações diretas com doenças autoimunes

Érika Rodrigues



O conjunto de células identificado apresenta relações com a diabetes tipo 1 e com a Síndrome de Sfogren, ambas as doenças autoimunes. Este tipo de patologia surge quando os mecanismos de defesa do nosso organismo se tornam hiperativos e passam a atacar as próprias células do sistema imunológico.

No caso da diabetes do tipo 1 o corpo ataca células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina; já a síndrome de Sfogren as células das glândulas salivares são os alvos.

Os cientistas analisaram dois grupos de camundongos, um com diabetes do tipo 1 e outro com síndrome de Sfogen. Observaram que existia um número elevado de células imunes nos órgãos afetados. As células fazem parte de um subgrupo dos glóbulos brancos e são comumente encontradas em grande quantidade no intestino, nas outras partes do corpo elas se apresentam em pequeno número. No momento em que um indivíduo adquire à doença as células TCCR9 (como foram denominadas) são ativadas e se difundem para estruturas complementares do sistema digestivo, como as glândulas salivares e o pâncreas. Os cientistas identificaram ainda que em pessoas que desenvolveram uma dessas doenças o número de células TCCR9 é maior do que o considerado normal.

Os resultados do estudo foram publicados na Revista Internacional de Imunidade. Mas para que as resoluções da pesquisa se configurem em uma tendência geral é preciso realizar pesquisas com amostras maiores. Atualmente os pesquisadores estão elaborando novos estudos a fim de determinar se a expansão na quantidade dessas células pode representar um biomarcador das doenças.
http://www.jornalciencia.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.