quarta-feira, 15 de junho de 2011

Após gestação, mulher passa por mudanças estruturais no cérebro

Por Lais

A gestação é um dos momentos mais esperados na vida de uma mulher. Quem sempre sonhou e planejou bem a chegada do bebê, não vê a hora dos noves meses passar e dar à luz ao filho. Após o nascimento, as mães passam por mudanças estruturais no cérebro.

Segundo especialistas, as alterações estão relaciona das à criação de vínculos com os recém-nascidos, ou seja, é um recurso próprio da natureza que garante as mamães protetoras o cuidado com os seus filhotes.

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos em parceria com a Universidade Yale e a Universidade de Michigan, realizaram a produção de mapas detalhados do cérebro de 19 mulheres poucas semanas após elas terem dado à luz.

Logo após esta etapa, um novo mapeamento cerebral foi repetido três meses depois. Algumas áreas como a amígdala, hipotálamo e regiões que estão associadas à preocupação, ao aprendizado e à formação de sentimentos positivos relacionados aos recém-nascidos.

A psicóloga e tutora do Portal Educação, Denise Marcon, explica que é um consenso entre todos que a maternidades realmente transforma as mulheres no que diz respeito ao aspecto emocional.

“O que acontece é que a gestação e a maternidade proporcionam muitas mudanças emocionais que fazem com que a mulher amadureça, vivendo com intensidade todos esses momentos”, declara Marcon.

Ainda não é de conhecimento dos cientistas se é o crescimento do cérebro que provoca mudanças de sentimentos ou o contrário. No entanto, é a primeira vez que foi detectada uma relação entre as sensações subjetivas das mães e alterações físicas cerebrais.

Durante a gravidez, as transformações físicas e psíquicas e sociais vividas pelas gestantes são inúmeras. A gravidez, na mulher é um fenômeno que influência, virtualmente, todos os sistemas maternos, que se tem de alterar, dramaticamente, para permitir a retenção e o desenvolvimento intra – uterino do concepto.
http://www.corposaun.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.