quarta-feira, 22 de junho de 2011

Remédio contra colesterol pode causar diabetes

Remédios que curam uma doença, mas provoca outra. Assim são as estatinas, remédio para baixar o colesterol que, segundo estudos recentes, indicam risco de até 9% destas drogas causarem diabetes tipo 2, o mais comum em adultos, após o tempo médio de uso de quatro anos, como alerta o cardiologista Cláudio Domênico S. Schettino.

Especialistas afirmam que é preciso bom senso. E alertam: as pessoas não devem interromper por conta própria o consumo de remédios que protegem as artérias.

Não é a primeira polêmica envolvendo a suspeita de que as estatinas elevam o risco de diabetes. No início deste ano, a revisão e a análise de 14 estudos – 13 deles patrocinados pela indústria farmacêutica – com 34.272 pacientes constatou não haver evidências suficientes de que as drogas para baixar o colesterol, especialmente sua fração ruim (o LDL) – entre as mais vendidas em todo o mundo – são benéficas para pessoas com baixo risco para as doenças cardiovasculares.

Cláudio Domênico, membro do Colégio Americano de Cardiologia e da Sociedade Europeia de Cardiologia, diz que ainda há questões sem resposta no que se refere à relação entre estatinas e diabetes. E afirma que inexistem evidências suficientes para afirmar que há um tipo de estatina que ofereça menor ou maior risco para diabetes. E reforça que os benefícios delas superam o possível risco de o paciente sofrer de diabetes. As estatinas geralmente são indicadas a pessoas que tiveram problemas cardiovasculares, como, por exemplo, infarto, obstrução das carótidas ou coronárias e derrame.

As taxas recomendadas de colesterol dependem da faixa etária e, principalmente, de fatores de risco, como, por exemplo, história de pais com morte por doença cardiovascular, diabetes, hipertensão e aumento da gordura abdominal.

Mas, manter o peso adequado, fazer exercícios, beber um cálice pequeno de vinho tinto diariamente e não fumar são hábitos que ajudam a elevar os níveis do colesterol bom, orienta o cardiologista.
Por Mondarto
http://www.corposaun.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.