quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Bom colesterol pode afinal ter um lado mau

O "colesterol bom" é mais complexo do que parecia. Se até agora era visto como inofensivo, médicos vêm dizer que também tem um lado perigoso, promovendo doenças cardíacas, em vez de as prevenir.

Estar longe do mau colesterol é já uma regra de ouro para estar de boa saúde, mas afinal, no bom colesterol pode estar o início de um mal maior. Investigadores americanos afirmam que o colesterol bom pode tornar-se disfuncional e perder as suas propriedades de proteção.

A proteína apolipoproteína A1 (apoA1) presente no bom colesterol era vista, até agora, como a responsável pelas propriedades cardio-protetoras. No entanto, o Dr. Stanley Hazen e a sua equipa dizem ter descoberto que o excesso de apoA1, nas paredes das artérias, acaba por as entupir ou até levar à oxidação. Em vez de contribuir para a protecão do coração, o colesterol bom acaba então por promover problemas cardíacos, sobretudo o desenvolvimento de doença arterial coronária.

Depois de criarem um método que os levou à identificação de pacientes com disfunção no bom colesterol, os médicos partiram para a análise do sangue de 627 pacientes cardíacos. Os testes revelaram que os pacientes com bom colesterol disfuncional correm maior risco de sofrer doenças cardíacas.

Embora não compreendam ainda como ou o porquê de o bom colesterol se transformar num colesterol prejudicial, os médicos estão já à procura de soluções para combater os efeitos negativos desta disfuncionalidade.

"Estamos a desenvolver um teste clínico para medir os níveis [do colesterol bom disfuncional] na corrente sanguínea, o que será uma ferramenta valiosa, tanto para avaliar o risco de doença cardiovascular em pacientes como para prevenir a doença", disse o Dr. Hazen.

Estimulado pela ingestão de alimentos como feijões, lentilhas, alho, azeite e abacate... o chamado de "colesterol bom" pode afinal não ser é assim tão inofensivo.

fonte:visao.sapo.pt/bom-colesterol-pode-afinal-ter-um-lado-mau
imagem:www.agracadaquimica.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.