quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Conheça o que é que é anemia

A anemia é uma doença que afeta a qualidade e a quantidade de glóbulos vermelhos (ou eritrócitos) no sangue. Ela pode ocorrer por diversos fatores.

Um dos tipos de anemia é aquela caracterizada pela ausência de nutrientes que são utilizados na produção de elementos dos glóbulos vermelhos, como o ferro (anemia ferropriva), vitamina B12 ou ácido fólico (anemia perniciosa ou megaloblástica). 

Outro fator é a excessiva perda de sangue, como em hemorragias. Determinadas doenças infecciosas e auto-imunes, além de substâncias tóxicas, podem ocasionar destruição das células vermelhas do sangue, levando à anemia hemolítica.

Defeitos genéticos também são causa de anemia como a anemia falciforme, na qual os glóbulos vermelhos têm um formato anormal (semelhante a uma foice). Doenças enzimáticas, como deficiência da glicose-6-fosfato desidrogenase, defeitos nas membranas dos eritrócitos, talassemias (deficiências que levam à redução da síntese de globinas da hemoglobina), também causam anemia.

Pessoas com alimentação carente têm risco de desenvolver anemia por falta de nutrientes. Grávidas necessitam de uma quantidade maior de vitaminas e minerais. Pessoas com perda constante de sangue também entram no grupo de risco.

Os sintomas dessa doença são caracterizados por fadiga, palidez na pele, dores de cabeça, vertigens, palpitações, esplenomegalia, icterícia, etc. O diagnostico é normalmente feito com testes laboratoriais de sangue, com a dosagem de vitaminas, glóbulos vermelhos e outros elementos.

Quando não tratada, a anemia pode levar a complicações neurológicas e também insuficiência renal, no caso da anemia hemolítica. Os tratamentos variam de acordo com o tipo de anemia. Normalmente recomenda-se ingestão de nutrientes (ferro, ácido fólico, vitamina B12), interromper o uso de agentes que possam causar hemólise ou ainda terapia com imunoglobulinas no caso de doença auto-imune. É importante sempre manter uma dieta balanceada, com ingestão adequada de vitaminas e minerais para se evitar anemias carenciais.

Entrevista com Dr. Rafano, médico conselheiro do Criasaude.com.br

Como é que a taxa para definir uma anemia é diferente para cada grupo de pessoa?

Na verdade, esta taxa depende principalmente da diferença significativa que afeta o metabolismo do ferro observada em homens, mulheres e crianças.

De fato, a mulher necessita de mais ferro do que o homem, principalmente por causa da perda de sangue fisiológica dos ciclos menstruais e aumento da necessidade durante a gravidez. Em crianças, os critérios de diagnóstico baseiam-se na idade e exigem o uso de uma régua específica, tendo em conta o peso e altura, também por causa do metabolismo diferente e, em particular, da necessidade de ferro.

Assim, falamos de anemia em homens quando a hemoglobina for inferior a 14g/dl com um hematócrito inferior a 42%, ou quando a contagem de células vermelhas do sangue é inferior a 4,5 milhões por litro. Nas mulheres, a anemia é constatada diante a um valor menor que 12g/dl de hemoglobina com um hematócrito inferior a 37%, ou frente a uma contagem de glóbulos vermelhos do sangue menor do que 4.000.000 por litro.

Você pode nos contar sobre os diversos exames realizados para diagnosticar a anemia, bem como exames complementares?

O exame clínico irá procurar determinar a cor da conjuntiva e da pele (que estarão pálidos em caso de anemia), trofismo cutâneo (que irá informar quanto tempo há anemia). Ele também deve procurar sinais de doenças causadoras de anemia, por exemplo: hipotensão, sudorese e falta de ar em estado de choque hemorrágico, icterícia ou esplenomegalia (baço dilatado) em casos de hemólise ...

Em termos biológicos, a investigação inclui primeiro o hemograma completo, com contagem de glóbulos vermelhos e plaquetas. Além disso, o esfregaço de sangue periférico é um teste simples de ser realizado, mas muito importante, pois permite já ter uma ideia da causa da anemia: o resultado pode dizer se é um déficit de produção ou um excesso de destruição de glóbulos vermelhos. A dosagem de vitamina B12, ferro, ácido fólico e ferritina são rotina. Então, realiza-se uma biópsia da medula óssea e um mielograma, se os testes anteriores não tiverem encontrado uma etiologia clara. Esta análise irá permitir a detecção de uma anormalidade da maturação de células vermelhas do sangue (e também de outras células do sangue).

Quando você vê um paciente, o que rapidamente te leva a suspeitar de anemia?

A palidez um dos principais sintomas que deve fazer você pensar em anemia. No entanto, os sintomas são muito inespecíficos, a história do paciente (anamnese) desempenha um papel crucial na suspeita de anemia, aumentando a noção de hemorragia significativa, fadiga sem explicação com dor de cabeça, zumbido...

Que conselho adicional você daria a uma pessoa anêmica, como na alimentação, por exemplo?

O conselho que você forneceu em seu artigo já está bastante completo, eu só quero enfatizar a ingestão de uma grande quantidade de alimentos ricos em ferro, incluindo chocolate, carne vermelha e outras carnes.

fonte:http://www.criasaude.com.br/N2248/doencas/anemia.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.