terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Emagreça com a dieta do genótipo

Emagreça com a dieta do genótipo. (Foto: iStock)

De acordo com estudo apresentado na conferência da American Heart Association e realizado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos), é possível montar uma dieta eficaz para perder peso de acordo com o DNA de cada pessoa. A pesquisa foi feita com 101 mulheres e o resultado foi que as que aderiram à dieta do genótipo emagreceram três vezes mais do que as que seguiram outros tipos de dietas.

Você já ouviu falar na dieta do genótipo? O médico neuropata Peter D'Adamo a criou após relacionar cada um dos tipos sanguíneos (A, B, AB e O) com exercícios e alimentação específicos. Após perceber que cada um desses tipos aceitava melhor um certo cardápio, criou a dieta dos genótipos. A nutricionista Ana Huggler, da Global Nutrição, explica que há alguns genótipos criados para serem encaixados nos mais diversos perfis. "A dieta é baseada no tipo sanguíneo e algumas medições corporais, onde cada pessoa se encaixará em algum dos seis genótipos existentes: caçador, coletor, professor, explorador, guerreiro e nômade", explicou.


Tipos de genótipos
Cada um dos tipos de genótipos contam com características específicas e, para cada um deles, há os tipos sanguíneos mais comuns. Ana Huggler explica como escolher qual das opções de genótipos. "A escolha da dieta é pessoal, as pessoas devem ler a respeito de todas existentes no mercado e ver qual a melhor se adapta ao seu estilo de vida".

O tipo caçador caracteriza pessoas com um bom metabolismo e com facilidade de perda e manutenção de peso. A dieta deve ser baseada em carne e com baixo teor de glúten e lectinas. Esse genótipo é mais comumente ligado ao tipo sanguíneo O.
O tipo coletor caracteriza pessoas rápidas para solucionar problemas, concentradas, doces e emocionais, mas com tendência a obesidade e diabetes. Sempre tentam seguir dietas milagrosas e repentinas sem sucesso, mas ao seguir uma dieta equilibrada se tornam um verdadeiro exemplo. O genótipo é mais comumente ligado aos tipos sanguíneos O e B.
O tipo professor caracteriza pessoas calmas, com alma artística e que gostam de se relacionar com a natureza. A dieta deve ser rica em fitonutrientes. São geralmente dos tipos sanguíneos A ou AB.

O explorador é caracterizado por pessoas empreendedoras, que se preocupam com o mundo ao seu redor e muito inteligentes. Geralmente têm intolerância ou sensibilidade à cafeína, perfumes e alguns medicamentos, além de tendência a desequilíbrios hormonais que são vencidos com uma dieta equilibrada. Qualquer um dos quatro tipos sanguíneos pode ser ligado a esse genótipo.
O guerreiro é caracterizado por pessoas que foram magras quando mais jovens e estão sujeitas a ganhar muito peso na meia-idade, principalmente quando adotam um estilo de vida sedentário. Têm muita força e carisma, mas podem ser estressadas e difíceis de relaxar. Uma dieta com peixes, verduras e frutas é o ideal.

Já o nômade é caracterizado por pessoas sensíveis às condições ambientais, como mudança de altitude, além de serem vulneráveis a problemas imunológicos e neuromuscular. São pessoas amigáveis, otimistas, calmas e racionais. Geralmente do tipo sanguíneo B ou AB, devem seguir uma dieta com frutas, vegetais, carnes e ovos.


Descobri o meu genótipo. E agora?
Apesar de poder ser feita por qualquer pessoa que deseje uma vida mais saudável, há um grupo mais recomendado para seguir a dieta. "Ela é ideal para pessoas com sobrepeso e obesidade grau 1, e para aquelas pessoas que desejam manter uma vida saudável e fazer uma reeducação alimentar baseado nos alimentos mais benéficos à sua saúde", explica a doutora.

Após descobrir em qual genótipo você se encaixa, basta procurar um nutricionista qualificado para que ele componha um cardápio de acordo com as suas características. "A partir de determinado genótipo, passamos os alimentos que deverão ser consumidos com mais frequência na alimentação diária. Essa dieta funciona ativando ou silenciando os genes que são capazes de acumular gordura em excesso, ou auxiliando em doenças como: diabetes, hipertensão e alteração do colesterol", complementa Huggler.

Mas o bom senso e equilíbrio continuam sendo a base de tudo. Ana Huggler destaca: "É importante lembrar que não existe milagre. Perder peso é alimentar-se corretamente e praticar uma atividade física diária para acelerar o metabolismo na queima de gorduras e se manter saudável".

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/emagre-com-dieta-gen-tipo-163000912.html
Por Natália Marinho | Yahoo Contributor Network
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.