quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Emagreça e ganhe saúde com alimentos ricos em cálcio

Emagreça e ganhe saúde com alimentos ricos em cálcio. (Foto: ThinkStock)

O cálcio é um mineral essencial para o crescimento, atuando na formação e manutenção dos ossos e dentes, no processo de coagulação sanguínea, agregação plaquetária, na transmissão de impulsos nervosos, além de atuar diretamente no sistema de contração e relaxamento muscular.

E não é só isso! Esse mineral também auxilia no transporte de nutrientes através das membranas celulares, participa da síntese de hormônios e enzimas que regulam a digestão e o metabolismo, e - ainda por cima - pode te ajudar a emagrecer!
Uma pesquisa realizada na Universidade do Tennessee indica que dietas pobres em cálcio podem estimular enzimas responsáveis pela produção de gordura, enquanto que o aumento da ingestão desse mineral altera o trabalho celular, ativando mecanismos que eliminam a gordura já acumulada ao mesmo tempo em que armazenam menos gordura no organismo.

Mas uma dieta pobre em cálcio não vai apenas contribuir para o ponteiro da balança subir, podendo acarretar também perda de massa óssea, responsável, entre outros fatores, pelo aparecimento da osteoporose, que é uma condição metabólica caracterizada pela diminuição progressiva da densidade óssea. A massa óssea está em constante processo de renovação através da reabsorção de áreas ósseas "envelhecidas" ou fraturadas e formação de massa óssea nova.


Com a idade, a absorção de células "velhas" aumenta e a formação de novas células diminui, podendo prejudicar a massa óssea como um todo, deixando-a mais porosa e frágil, mais suscetível a fraturas.
Perdas levas são caracterizadas pela osteopenia e perdas maiores são características de osteoporose. É mais comum em mulheres após a menopausa em virtude da queda na produção de estrógeno, mas pode ocorrer em ambos os sexos.
As quantidades de cálcio que devemos consumir variam de acordo com a faixa etária e estado gestacional, seguindo recomendações internacionais (DRIs).
0 - 6 meses > 210 mg
7 - 12 meses > 270 mg
1 - 3 anos > 500 mg
4 - 8 anos > 800 mg
9 - 18 anos > 1300mg
19 - 50 anos > 1000mg
51 - 70 anos > 1200mg
Mulher com mais de 70 anos > 1200mg
Homens com mais de 70 anos > 1200mg
Gestantes com menos de 18 anos > 1300mg
Gestantes com mais de 19 > 1000mg


Vale acrescentar que, diferentemente do que pregam alguns leigos, uma dieta rica neste importante mineral, segundo a nutricionista Suzana Bonuma, não acarreta a formação de pedras nos rins. De acordo com um estudo publicado no Archives of Internal Medicine (2004), mulheres com maior ingestão de cálcio na dieta tiveram um risco 27% menor de desenvolver pedras nos rins comparadas com aquelas com menor ingestão. A ingestão de suplementos de cálcio também não está associada ao risco de formação de pedras.
Entretanto, mesmo seguindo uma dieta equilibrada, é possível que você não esteja absorvendo adequadamente o cálcio ingerido, pois sua absorção acontece no intestino, onde associado às fibras e alguns tipos de gordura formam complexos insolúveis no lúmen intestinal, dificultando a sua digestão e consequente absorção.
Uma dieta rica em proteínas, pobre em vitamina D ou a excessiva motilidade intestinal também pode prejudicar a absorção desse mineral.
Veja abaixo os alimentos com a maior concentração de cálcio e inclua-os na sua alimentação:
Leite > 1 xícara - 292 mg
Iogurte > 1 xícara- 415 mg
Queijo cottage > 1 xícara- 138 mg
Queijo em geral > 28 grs- 174 mg
Espinafre (cozido) > 1 xícara- 245 mg
Brócolis (cozido) > 1 xícara- 78 mg
Sardinha (enlatada) > 100 g- 379 mg
Salmão (enlatado) > 100 g- 237 mg
Tofu > 1 xícara- 516 mg

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/emagre-e-ganhe-sa-com-alimentos-ricos-em-110400509.html
Por Milena Roggero | Yahoo Contributor Network
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.