terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O que é a síndrome das pernas inquietas?

Você sofre sensações um tanto irritantes ou desagradáveis como picadas, formigamento ou dor em certas extremidades do seu corpo, como as pernas? Uma pequena porcentagem da população sofre com o que é conhecido como síndrome das pernas inquietas.

O estresse a que estamos sujeitos na sociedade atual, fruto do ritmo frenético com o qual empreendemos muitas de nossas atividades diárias e das preocupações que acumulamos em nosso interior, procedentes tanto do âmbito pessoal como profissional, pode nos levar a pensar que o movimento descontrolado de nossas pernas quando nos encontramos em um estado de repouso absoluto tem sua explicação em uma mera acumulação de nervos.

Na verdade, o conhecido como SPI ou Síndrome das Pernas Inquietas é uma doença pouco conhecida pelos médicos de atenção primária e, em definitivo, por um amplo setor da população, que normalmente encontra no estresse ou nas varizes uma explicação mais lógica e racional para esta doença, mas não é inteiramente verdade.

Diante desta situação, organizações como a Sociedade Espanhola de Neurologia e Fundação Cérebro aderiram ao desafio de realizar campanhas de conscientização sobre esta doença para melhorar o seu conhecimento entre a sociedade e, assim, evitar a rejeição e incompreensão desses pacientes.

O que é, então, a chamada SPI? Para sermos mais exatos, nos encontramos diante de um transtorno do tipo neurológico, também conhecido como doença Willis Ekbom (EWE), em função da qual os pacientes experimentam a sensação e necessidade praticamente irresistível de movimentar constantemente as pernas quando se encontram em estados repouso ou passividade.

Este dinamismo necessário que sofrem estes pacientes pode se manifestar, por exemplo, enquanto permanecem sentados, e pode resultar particularmente irritante no final da tarde ou à noite, dificultando conciliar o sono e impedindo desta forma descansar as horas necessárias.

Obviamente, as consequências inevitáveis desta síndrome, fruto de não dormir as horas de sono que o nosso corpo necessita, nos levam a adotar mau humor, nos mostrarmos irritados diante dos outros, no dia seguinte, perder um pouco de concentração e, finalmente, certa angústia por não saber realmente o que acontece conosco.

Os Sintomas Mais Comuns Desta Doença São Os Seguintes:

1. Sensações desconfortáveis ​​e desagradáveis ​​em extremidades, especialmente as pernas.

2. Essas sensações provocam um desejo incontrolável de movimentá-las, levantar-se do assento e caminhar, em uma tentativa de aliviar esse desconforto.

3. Essas sensações são descritas como ardência, formigamento, câimbras ou dor em alguns casos. Embora durante o movimento em questão, seja sentado ou caminhando, parece que vai se acalmando, quando se retorna ao estado de repouso, reaparecem.

Os efeitos derivados dessa síndrome constituem uma deterioração significativa na qualidade de vida dos pacientes, pois, além da irritabilidade e mau humor que mencionamos nas linhas anteriores, os pacientes não podem desenvolver normalmente determinadas tarefas de sua vida diária como as atividades de lazer.

Este último significa que, infelizmente, muitas vezes estes pacientes são rejeitados ou incompreendidos pelas pessoas em seu ambiente social.

É possível distinguir dois tipos de SPI de certas características distintivas:

1. Por um lado, seria a SPI primária ou idiopática, de causas genéticas desconhecidas e cujos sintomas geralmente aparecem antes dos 35 anos de idade. A progressão da doença no presente caso é muito mais lenta e pausada.

2. Em segundo lugar, temos a SPI secundária que pode ser causada ​​por outros tipos de questões que não têm nada a ver com a genética. Circunstâncias como gravidez, deficiência de ferro, mielopatia, uremia, síndrome da fadiga crônica ou fibromialgia ou artrite reumatoide podem conduzir a esse distúrbio.

Esta doença, conforme especificada acima, afeta uma pequena porcentagem da população, daí o seu desconhecimento em linhas gerais neste momento. Os dados mais recentes, dos muitos estudos publicados, dão conta de que na Espanha um total de 5,5% da sociedade sofre com este transtorno. Também mostra que mais da metade dos pacientes que recorrem aos cuidados médicos primários recebem outro diagnóstico.

A existência deste tipo de doenças tão desconhecidas, ou, denominadas mais popularmente “raras” pelo resto da sociedade como ocorre com a fibromialgia e muitas outras, faz com que a sua incompreensão seja total por muitas das pessoas que giram ao seu redor, embora nem sempre seja assim em todos os casos.

E você? O que você pensa sobre essa síndrome? Você considera o que poderia ser feito para melhorar os seus conhecimentos e pesquisa na sociedade até encontrar um tratamento para esta doença?

fonte:http://www.saudedicas.com.br/doencas/o-que-e-a-sindrome-das-pernas-inquietas-1329867
imagem:www.brasilescola.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.