quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Conheça nove alimentos que aliviam as dores do corpo e passe o verão numa boa


Sol, calor, verão e ...dor?! Hum, essa combinação não é legal! Se você deseja passar as férias numa boa confira as dicas de alimentos anti-inflamatórios abaixo.

Conheça nove alimentos que aliviam as dores do corpo e passe o verão numa boa

1- Azeite de oliva extravirgem
Ele é fonte de oleocanthal, um agente natural anti-inflamatório.

Dica: substitua a manteiga convencional por ele. Basta misturá-lo às ervas de sua preferência e guardar na geladeira. Use para temperar saladas ou para preparar seus pratos preferidos. Algumas opções de ervas bacanas são manjericão, alecrim e orégano.

2- Açaí, cranberry e uva escura
Ricos em flavonoides, eles impedem o processo inflamatório.

3- Algas marinhas
Contêm substâncias que ajudam a varrer os radicais livres do organismo, diminuindo a inflamação.

4- Alho
Ele tem substâncias antioxidantes que combatem infecções e inflamações no corpo.

Dica: para aproveitá-lo, pique-o e macere. Mas espere até dez minutos para usar - esse é o tempo necessário para suas enzimas agirem. Consuma-o preferencialmente cru ou adicione no final da preparação dos pratos.

5- Chia, linhaça, óleo de peixe
Ricos em ômega 3, eles diminuem a produção de substâncias naturais que se assemelham a hormônios e que podem acentuar a inflamação.

6- Cúrcuma
Fonte de curcumina, antioxidante importante para conter inflamações.

Dica: adicione-o no final da preparação. Arroz integral, molho de tomate e legumes no vapor combinam com esse condimento.

7- Gengibre
Possui gingerol, substância com elevado poder analgésico, e selênio, mineral com ação anti-inflamatória.

8- Nozes, amêndoas, castanhas
São ricas em arginina, que estimula a dilatação dos vasos, melhorando a circulação. Fonte de gorduras do bem, elas também atuam na redução do colesterol, triglicerídeos e pressão arterial. Contêm ainda magnésio - mineral com elevado potencial anti-inflamatório.

9- Óleo de abacate
Possui inúmeros compostos que trabalham em conjunto no combate à inflamação. Isso inclui os carotenoides, fitosteróis, ácidos graxos ômega 3, ômega 9 e vitamina E.

Dica: o alimento é mais estável a altas temperaturas do que outros óleos vegetais. Portanto, pode ser utilizado em preparações quentes.

Consuma com moderação
Alguns alimentos possuem ação inflamatória causando dores e mau-estares. Para livrar-se desses incômodos evite-os ou consuma com moderação. São eles:

- Carnes suínas e bovinas gordas;
- Embutidos como salsicha, linguiça e salame;
- Frituras de todo tipo;
- Leite e derivados integrais, como queijos amarelos, requeijão, creme de leite e manteiga;
- Óleos vegetais de soja, algodão, milho e girassol;
- Pão francês, arroz, biscoitos de água e sal ou de maisena, bolos simples (e quaisquer outros que contenham cereais refinados);
- Refrigerantes e bebidas alcoólicas;
- Todos os alimentos industrializados, pelo alto teor de aromatizantes, conservantes e corantes.

Consumindo os alimentos anti-inflamatórios e evitando os que causam dores e inflamações você gozará de boa saúde e ainda perderá alguns quilinhos. Tudo de bom né?! Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.

M de Mulher, Revista Ana Maria
fonte:http://www.guiadanutricao.com/2014/01/dieta-alimentos-anti-inflamatorios.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.