terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Prejuízos causados pela falta de um dente

A falta de um dente pode causar prejuízos na saúde geral do organismo! Veja o porquê

A falta de um dente pode causar prejuízos na saúde geral do organismo

A questão estética desponta como principal preocupação daqueles que perdem um ou mais dentes. Os dentistas alertam, entretanto, que os problemas de saúde gerados por essa perda podem ser muito maiores e devem ser alvo principal da atenção dos pacientes.
Para muitas pessoas a extração de um dente cariado pode parecer uma solução rápida e uma economia de tempo e dinheiro. Pesquisas indicam que mais de 80% dos brasileiros optam pela retirada para solucionar problemas simples - como a cárie - e desconhecem as consequências negativas que esta prática pode causar à mastigação e articulação.

A falta de um dente leva o organismo a mastigar do lado oposto, provocando desequilíbrio mastigatório, o que sobrecarrega a articulação, tecidos de suporte (osso e gengiva) e os dentes remanescentes. A distribuição errada das forças traumatiza os dentes restantes, principalmente os vizinhos ao local da extração. Isso pode acarretar uma perda vertical de gengiva, fraturas espontâneas da camada de esmalte mais próxima à raiz (lesão por abfração) e perdas ósseas irreversíveis. A redução na altura e espessura do osso residual dificulta sensivelmente a colocação implantes, além de aumentar o custo do tratamento.

Atenção à perda precoce do dente de leite!
Os dentes de leite auxiliam na alimentação da criança, no desenvolvimento da fala, no desenvolvimento dos ossos da face, na estética, e consequentemente, na sociabilização dessa criança. Alem disso, mantém o espaço para os dentes permanentes nascerem. Devido à importância do dente de leite, a perda precoce pode prejudicar o desenvolvimento da criança. Para indicar a extração de um dente comprometido, o dentista deve avaliar uma série de fatores e só então tomar a decisão. Em alguns casos pode-se indicar um tratamento de canal e até próteses, visando manter o dente de leite por mais um período, para minimizar os problemas decorrentes da perda precoce.

Assim, a decisão de remover ou tratar um dente comprometido, não pode ser simplesmente baseada na condição financeira momentânea. Um profissional que trabalha de forma ética pensará no bem estar imediato e futuro do paciente. Para isso, a opção de escolha deve ser sempre a permanência do dente, quando possível.

Dr. Alexandre Morita (CROSP 70.644) é cirurgião dentista especialista em estética dental.

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/blogs/sala-espera/preju%C3%ADzos-causados-pela-falta-um-dente-104807410.html
Por Alexandre Morita | Sala de espera
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.