quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cólon irritável: os melhores alimentos para cólon irritável

O cólon irritável ou síndrome do intestino irritável é um problema mais comum entre as mulheres do que entre os homens. Caracteriza-se pela presença de gases, cãibras, diarreia e/ou prisão de ventre.

Veja alguns alimentos benéficos para o cólon trritável:
Escolher os melhores alimentos para o cólon irritável é muito importante para os pacientes com esta doença. Aqui deixamos uma lista com os melhores alimentos que você pode utilizar se você sofre de intestino irritável.
1 – Iogurte: O iogurte é um pro biótico, um alimento que contém micro-organismos vivos que podem beneficiar a saúde; é rico na bactéria “Lactobacillus”, o que pode aliviar os sintomas da doença e é um dos bons alimentos para o cólon irritável, reduzindo gases, dor e inchaço, assim como ajudando com a diarreia e a constipação.

2 – Glutamina: A glutamina, um aminoácido não essencial, que desempenha um papel essencial no metabolismo das proteínas. É possível melhorar a integridade intestinal, reduzindo a inflamação. Pode ser encontrada em peixes, carne, feijão e produtos lácteos.

3 – Cereais integrais: Os grãos e amidos são boas fontes de fibras e incluem pães integrais, massas, arroz integral, aveia e cereais integrais, ideais para os casos de cólon irritável.

4 – Vegetais: Os vegetais contêm fibras insolúveis, que são responsáveis por movimentar os alimentos através do corpo e adicionar volume às fezes para prevenir a prisão de ventre. São benéficas as verduras de folha verde, tomates, pimentas, abóbora, milho, espinafre, cenoura e batata-doce com a sua pele.

5 – Legumes: Os legumes são outros dos bons alimentos para o cólon irritável já que constituem uma boa fonte de fibras solúveis, como lentilhas, feijão preto, soja, feijão vermelho ou pinto; para evitar os gases recomenda-se introduzir lentamente estes alimentos à dieta.

6 – Quefir: O quefir é um produto lácteo que fornece valiosas quantidades de proteínas, cálcio e pro bióticos que promovem a saúde digestiva, também reduz os gases e o inchaço, apresentando-se como um alimento ideal para os casos de intestino irritável.

7 – Óleo de hortelã: O óleo de hortelã relaxa os músculos lisos dos intestinos e pode reduzir os sintomas do intestino irritável, pode ser a primeira escolha para o tratamento leve.

8 – Frutas: As frutas são uma fonte de antioxidantes, que fortalecem a capacidade do corpo para se proteger das doenças e infecções, como frutas vermelhas, cerejas, ameixas, frutas cítricas, kiwi e melão.

9 – Linhaça: A linhaça oferece ricas quantidades de fibras e ácidos graxos ômega-3, que podem reduzir a inflamação no aparelho digestivo e aliviar o desconforto abdominal, constipação e distensão abdominal.

10 – Açafrão: O açafrão é adequado para o tratamento de distúrbios digestivos, e reduz os sintomas da síndrome do intestino irritável.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/doencas/colon-irritavel-os-melhores-alimentos-para-colon-irritavel-2916216
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.