quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Vegetais: as propriedades mágicas dos vegetais para a saúde

O que são os vegetais?
Os vegetais são como frutas, alimentos reguladores, pois seus principais constituintes são minerais, vitaminas e fibras. São nutrientes que regulam as reações químicas que ocorrem no corpo.

Eles têm baixo teor de calorias, gorduras e proteínas, e também é fornecido valor biológico de baixa proteína. O teor de carboidratos não é muito importante, exceto da batata. Principalmente por conter fibras, sais minerais (cálcio e ferro) e vitaminas.

Teor de vitamina: Eles não têm, como frutas, vitamina D. Em vez disso tem quantidades significativas de outras vitamina A ou C. Em geral, você pode imaginar a riqueza da vitamina dependendo da cor do vegetal:

Amarelo e vermelho corresponde à vitamina A: tomate, cenoura, pimentão vermelho , espinafre, alface e acelga.

Verde corresponde à Vitamina C: couve-flor, espinafre, salsa, acelga, abobrinha, repolho, alface e tomate.

Como devo cozinhar os vegetais?
É aconselhável consumir os vegetais crus. No entanto, muitas vezes cozidos com óleo pode aumentar a disponibilidade de vitaminas A e E, portanto o ideal seria variar a forma como se consome durante os dias. Para aperfeiçoar a utilização deste grupo de nutrientes que você deve saber alguns detalhes:

Os nutrientes podem ser perdidos ao cozinhar os legumes, devido o tempo de cozedura longo, em contato com o líquido de cozimento ou com ar em altas temperaturas.

É preferível assar ou cozinhar com casca.

Sempre que possível, é aconselhável a utilização de muito pouca água ou cortadas em pedaços pequenos.
Você pode proteger os nutrientes dos legumes com ácidos, por isso pode adicionar algumas gotas de suco de limão ou vinagre para cozinhar.

Efeitos saudáveis dos vegetais:
O seu elevado teor de fibras torna eficaz na prevenção do desenvolvimento de câncer do cólon. Além disso, a soma do efeito saciante do alimento somado ao seu baixo teor de calorias é a sua principal função em regimes de baixas calorias. Estes efeitos são conhecidos, mas nem por isso os únicos. Aqui estão alguns exemplos:

Atualmente, existem muitos estudos que investiga o papel de certos alimentos sobre o câncer. Como um exemplo, o tomate contém os carotenoides, que são precursores da vitamina A, mas também tem sido mostrado para impedir o desenvolvimento de alguns cancros tais como o da próstata.

Outro exemplo é a couve-flor, o qual contém uma substância que neutraliza alguns estrogênios responsáveis por cancro da mama.
Outro efeito surpreendente é o efeito sedativo da alface, por isso é recomendado seu uso durante a noite.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/dietas-e-alimentos/vegetais-as-propriedades-magicas-dos-vegetais-para-a-saude-0417403
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.