quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Os antioxidantes aceleram a recuperação após o exercício

Quando realizamos exercício físico desencadeamos um processo de oxigenação essencial para que as células do nosso organismo possam obter a energia que necessitam e assim ser capaz de cumprir o treinamento.

Em condições de esforço e exercícios duradouros, é possível chegar a consumir um valor de oxigênio de doze a vinte vezes superiores do que uma pessoa sedentária.
Este aumento no consumo de oxigênio em momentos de maior esforço é o responsável pelo excesso de produção de radicais livres, com o consequente dano celular do tipo oxidativo, conhecido como o “estresse oxidativo” que deve ser levado em conta, a fim de pará-lo.

Um excesso de radicais livres acelera o processo de envelhecimento do nosso organismo e pode causar lesões e doenças ao diminuir as defesas: problemas do sistema cardiovascular, desenvolvimento das doenças neurodegenerativas, aumento do risco de desenvolvimento de tumores… Nos atletas originam também um dano muscular que se traduz em dor e sensação de inflamação, enquanto abranda a recuperação do glicogênio muscular.

Uma pessoa jovem, saudável, bem treinada, pode se defender bem desse excesso de radicais livres através do aumento da produção e da atividade dos sistemas enzimáticos endógenos (superóxido dismutase, glutationa peroxidase e catalase) capazes de neutralizar grande parte dessas moléculas instáveis, auxiliado também pela ingestão adequada de vitaminas E e C, beta-caroteno, minerais como o zinco, o selênio ou o cobre e outras substâncias antioxidantes como o ALA, os flavonoides, CoQ-10, etc.
Portanto, para manter um bom estado de saúde e um alto rendimento esportivo é preciso conseguir um equilíbrio entre os mecanismos que geram estes radicais livres e os que os neutralizam, que são as substâncias antioxidantes que podemos encontrar em muitos alimentos, principalmente frutas, verduras e hortaliças, legumes, cereais integrais, frutos secos, azeite de oliva e em alguns suplementos.
Os antioxidantes após o exercício ajudam a acelerar o processo de recuperação e a aumentar as defesas já que melhoram o funcionamento do sistema imunológico.

Os antioxidantes também desempenham um papel igualmente importante na prevenção e recuperação de lesões, devido à influência dos radicais livres no processo de inflamação. As doses adequadas de antioxidantes ajudam na recuperação de processos inflamatórios pós-traumáticos e no momento de aliviar pequenas lesões.
Ter algumas células mais jovens e de melhor qualidade nos garantirá uma melhor saúde por muito mais tempo o que se traduzirá em um melhor desempenho físico.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/musculacao/suplementos/os-antioxidantes-aceleram-a-recuperacao-apos-o-exercicio-2916223
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.