quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Infecção urinária: previna-se com hábitos simples


Quem já sofreu com infecção urinária sabe o quanto é desconfortável. É como se tivesse caquinho de vidro no xixi de tanta ardência no canal por onde sai a urina. Imagine que esse mal pode se repetir ao longo do ano. "Até 80% das mulheres terão pelo menos uma infecção urinária na vida. Delas, 20% tendem a ter a de repetição", diz o urologista Alfredo Canalini, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, do Rio de Janeiro. O quadro de repetição significa duas crises em seis meses ou três ou mais em um ano. Veja os hábitos simples que você deve adotar na rotina para prevenir a infecção urinária, uma ou repetidas vezes.

Principais sintomas
"Ao sentir o primeiro sinal de dor ou ardência ao fazer xixi, procure um urologista", diz Canalini. Os principais sintomas são:


- Dor ao urinar e na região do baixo-ventre
- Vontade intensa e repetida de fazer xixi
- Sangue na urina
- Xixi escuro e com forte odor


Tem que tratar!
Não tem jeito, infecção urinária se trata com antibiótico. "O médico vai receitar o remédio e a dose certa e, por volta de 12 horas depois, os sintomas já desaparecem", diz Canalini. Como prevenção, o médico pode dar doses baixas de medicação por um longo período. Consulte um médico!

Por quê?
A infecção urinária acontece porque bactérias, localizadas principalmente entre a vagina e o ânus, entram pelo canal por onde sai o xixi. Isso irrita a bexiga, o que os médicos chamam de cistite. O quadro é mais grave se essas bactérias atingirem os rins, o que causa febre e mal-estar. "E mais: se as bactérias caírem na corrente sanguínea, há chances de uma infecção generalizada com risco de morte", explica Canalini. O papo é sério!

As causas
- Anatomia: O caminho da uretra feminina é curto, o que facilita a entrada das bactérias até a bexiga.

- Alerta: Outras causas podem ser queda da imunidade, problemas ginecológicos, gravidez, fatores genéticos, alteração hormonal e diabetes.

- Vida sexual: "O ato sexual muda o ph da vagina, o que pode favorecer infecções", diz o urologista Fernando Almeida, de São Paulo.

Prevenir, prevenir!
- Hidratação: Beba muita água para estimular a produção de xixi. Isso ajuda a eliminar as bactérias. A recomendação é ir ao menos cinco vezes ao banheiro ao longo do dia.

- Higiene: Sempre passe o papel higiênico no sentido da vagina para o ânus. Isso evita o contato das bactérias do intestino na região íntima. "No banho, lave a vagina normalmente para não alterar as defesas naturais", diz Canalini. Nada de jogar o chuveirinho lá!

- Fibras: Aposte em alimentos ricos em fibras para não ter prisão de ventre, o que facilita a cistite.

M de mulher
fonte:http://www.entrecoisas.com.br/2013/09/infeccao-urinaria-previna-se-com.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.