domingo, 29 de setembro de 2013

Diagnóstico Câncer de Próstata

O diagnóstico do câncer de próstata pode ser feito através de alguns exames.

- Um deles é o chamado exame de toque retal. Nele, o médico introduz o dedo no reto do paciente e apalpa a próstata para verificar se há alguma alteração na glândula.

- PSA: O teste de PSA mede no sangue o antígeno ou proteína PSA, que significa " Prostat Specific Antigen " ( antígeno prostático específico). Se a concentração de PSA no sangue excede certo limite, o médico pode suspeitar de câncer de próstata e realizar outros testes de diagnóstico: biópsia e exame de toque retal para confirmar o diagnóstico. No entanto, este teste não é muito específico e sua utilização ainda gera controvérsias (ver abaixo).

Controvérsia e orientações sobre a utilização do teste de PSA

Em outubro de 2011 um estudo publicado nos EUA pelo Grupo de Trabalho de serviços preventivos dos Estados Unidos (USPSTF) recomendou não realizar o teste de PSA em homens saudáveis ​​, porque não salva vidas e conduz para tratamentos desnecessários.

De acordo com o USPSTF a vantagem de usar o teste de PSA , caso exista, é muito tênue após 10 anos (ao nível epidemiológico).

As razões científicas para essa crítica são as seguintes:

- A grande maioria dos homens, mesmo portadores de células cancerosas, jamais serão afetados por esse tipo de câncer cujo desenvolvimento muitas vezes é bem lento. Mesmo para aqueles que sofrem de um tumor agressivo na próstata, o teste não melhora a taxa de sobrevivência, uma vez que não há nenhuma evidência até agora sobre uma vantagem em iniciar o tratamento mais cedo para esses cânceres que são metastáticos.

- Os resultados de PSA levaram um milhão de homens a serem submetidos à cirurgia de próstata ou radioterapia, ou ambos. Destes, pelo menos 5000 morreram após a cirurgia e entre 10.000 a 70.000 sofreram complicações graves.

- O comitê também estimou que 200.000 a 300.000 deles sofreram de impotência, incontinência urinária ou ambos. Estas complicações e o grande número de homens que sofrem levaram o inventor do teste, o Dr. Richard Ablin , a o qualificar como "desastre de saúde pública ".

Em outras palavras, o presente estudo mostra que muitos tratamentos desnecessários de câncer de próstata têm sido estabelecidos. Eles sugerem dados epidemiológicos interessantes ao escrever sobre 1.000 homens detectados por um teste de PSA, 1 homem que evitaria a morte de câncer de próstata (por causa do teste de PSA ), 1 homem desenvolveria coágulos de sangue em suas pernas ou nos pulmões devido ao tratamento de câncer, 2 homens sofreriam um ataque cardíaco por causa do tratamento e 40 homens sofreriam de disfunção erétil ou dificuldade em controlar a urina ( incontinência urinária ), também por causa dos tratamentos .

Em maio de 2013, os urologistas americanos emitiram uma posição com mais detalhes: realizar teste de PSA nos grupos de risco e, após uma discussão, com o paciente que é uma pessoa saudável, uma abordagem mais personalizada para a medicina.

Adicionalmente, para os homens do grupo de risco (negros, casos de câncer na família), eles aconselham a realizar um teste de PSA anualmente entre os 40 e 69 anos.

Em pessoas saudáveis ​​(que não estão em grupos de alto risco), os urologistas recomendam a discussão com o médico, para ver "caso a caso", se é recomendável realizar o teste anualmente para homens com idade entre 55 a 69 anos.

Antes dos 40 anos para o grupo de risco, dos 55 anos para pessoas saudáveis ​ e após 70 anos, não é recomendado o teste de PSA (exceto quando recomendado pelo médico).

fonte:http://www.criasaude.com.br/N5619/doencas/diagnostico-cancer-de-prostata.html
imagem:www.fisiobemviver.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.