sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Novo remédio para emagrecer pode eliminar certas bactérias do intestino


Novidade no mundo das dietas: uma equipe de pesquisadores revelou que uma droga, que parece atingir bactérias intestinais específicas em camundongos, pode ser a nova matéria-prima para um remédio de emagrecimento. A reação em cadeia criada pela droga auxiliaria novos tratamentos para obesidade e diabetes em seres humanos.
Os ratos que foram alimentados com uma dieta rica em gordura, além de tempol, uma droga antioxidante que pode ajudar a proteger as pessoas contra os efeitos da radiação, se tornaram significativamente menos obesos do que aqueles que seguiram a mesma dieta e não receberam a droga.

Quem faz o relato é Andrew Patterson, professor de toxicologia molecular da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que trabalhou neste estudo com Frank Gonzalez, chefe do laboratório de metabolismo, e James Mitchell, chefe da divisão de radiação e biologia, ambos do Instituto Nacional do Câncer americano.

“As duas descobertas interessantes são que os ratos que receberam tempol não ganharam tanto peso e que o tempol, de alguma forma, teve um impacto no microbioma intestinal destes animais”, conta Patterson. “Por fim, esperamos que isso possa resultar em uma nova linha terapêutica para o tratamento de obesidade e diabetes [em humanos]“.
O microbioma é o ambiente biológico de microrganismos no interior do corpo humano.
Os pesquisadores, que publicaram suas descobertas na edição deste mês da revista Nature Communications, descobriram que o tempol reduz a presença de bactérias do gênero Lactobacillus nas vísceras dos camundongos. Quando os níveis de Lactobacillus diminuem, automaticamente a taxa de um ácido bílico aumenta (o ácido tauro-beta-muricólico).

De acordo com os cientistas, esse processo inibe o FXR (receptor X farsenoide), que regula o metabolismo de ácidos biliares, de gorduras e de glucose no corpo. “O estudo sugere que a inibição do FXR no intestino pode ser um alvo em potencial para medicamentos antiobesidade”, comenta Gonzalez.
Os pesquisadores também destacam que o tempol pode ajudar a tratar os sintomas do diabetes tipo 2. Além de menor ganho de peso, os ratos que receberam tempol (aliado à dieta de alto teor de gordura) apresentaram menores índices de glicose no sangue e níveis de insulina.

Segundo Patterson, outros estudos sugeriram a relação entre tempol, o microbioma intestinal e a obesidade, mas não se concentraram na razão pela qual a droga parecia controlar o ganho de peso.
Os pesquisadores relatam que esses estudos demonstram quão integrados os 100 trilhões de micróbios que compõem o microbioma humano estão com o metabolismo e a saúde do organismo do qual fazem parte – e como o microbioma pode fornecer mais caminhos para o tratamento de outras doenças.
“Há um enorme interesse em como o microbioma pode ser manipulado com objetivos terapêuticos”, diz Patterson. “E precisamos olhar para estas técnicas que envolvem microbiomas de um jeito bom, imparcial”.

No estudo, os pesquisadores dissolveram o tempol na água potável ou o entregaram diretamente para os ratos. Em um espaço de tempo de três semanas, a droga reduziu o ganho de peso dos camundongos deste grupo. A redução significativa no ganho de peso continuou, mesmo depois de 16 semanas.
Para testar o papel do FXR da obesidade, os cientistas usaram ratos geneticamente modificados que não possuíam FXR e lhes deram a mesma dieta de alta gordura. Este grupo se mostrou resistente aos efeitos do tempol e do ácidotauro-beta-muricólico, o que reforça a importância do FXR na luta contra a obesidade.
Gonzalez ainda reforça que há indícios de que o FXR desempenha um papel semelhante na obesidade humana e no diabetes. Os pesquisadores devem agora testar os tratamentos em seres humanos, bem como se certificar de que não haverá efeitos colaterais da droga em nosso organismo. [Medical Xpress]

fonte:http://hypescience.com/novo-remedio-para-emagrecer-pode-eliminar-certas-bacterias-do-intestino
Por Bruno Calzavara
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.