quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Conheça os mitos e verdades sobre a berinjela e inclua o vegetal em seu cardápio para garantir mais saúde e boa forma

Conheça os mitos e verdades sobre a berinjela e inclua o vegetal em seu cardápio para garantir mais saúde e boa forma.


Mitos e verdades sobre a berinjela

1- Seu suco é capaz de reduzir o colesterol
Verdadeiro. O suco extraído é capaz de diminuir a absorção do colesterol total no intestino, quando algum produto de origem animal for ingerido durante as refeições. Entretanto, com relação à Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL), conhecida como colesterol ruim, o suco não oferece o mesmo efeito. Vale lembrar que o LDL é apenas uma espécie de “carregador” do colesterol, que, quando em excesso, se deposita nas artérias e causa vários problemas circulatórios.

2- Sua farinha provoca a redução de peso
Falso. A farinha é obtida pela desidratação da berinjela, garantindo assim a concentração de todos os nutrientes e minerais. A berinjela desidratada em pó cria uma sensação de saciedade, o que favorece a menor ingestão de alimentos. No entanto, quem quer emagrecer com saúde não pode ter uma dieta à base de farinha de berinjela e de qualquer outra (tendo em vista que não existe um alimento milagroso). Quem faz alguma dieta se beneficiando de apenas um alimento está cometendo um grande erro e pode causar danos à sua saúde. Uma dieta saudável se faz com variedade de alimentos e, de preferência, com o acompanhamento de um nutricionista ou nutrólogo.

3- Não pode ser consumida crua
Verdadeiro. A berinjela crua contém quantidade significativa de solanina, uma substância que pode provocar graves distúrbios intestinais. Mas esse perigo desaparece rapidamente por meio do cozimento. Caso decida por assar a berinjela, ocorrerá a desidratação parcial do vegetal, o que não acrescentará calorias à sua dieta, já que 100 g representam 20 kcal. No caso da fritura, em que o óleo é incorporado nesse legume, ocorre uma adição significativa de calorias: 100 g do alimento fornecerá 220 kcal.

4- Deve ser deixada de molho antes do preparo
Verdadeiro. Quando entra em contato com o ar, a berinjela escurece rapidamente. Para evitar esse processo, recomenda-se utilizar faca inoxidável para cortá-la e deixá-la de molho em água e vinagre enquanto não for preparada. Também é necessário ficar atento ao escolher a berinjela; opte sempre pelas mais escuras, firmes e brilhantes.

5- Pessoas com gastrite não devem consumi-la frita
Verdadeiro. Quem tem gastrite deve sempre evitar frituras e preparações muito temperadas, pois nessas condições o estômago sofre muitas irritações, agravando assim os sintomas e dificultando o tratamento da doença. O que acontece é que muitas das receitas feitas com berinjela utilizam fritura no preparo, em razão disso é bom evitar.

6-Traz benefícios para quem tem reumatismo
Falso. Existem relatos que associam a berinjela ao tratamento de reumatismo e gota. Acredita-se que ela ajuda a reduzir a concentração de ácido úrico no organismo, que, em excesso no sangue, se acumula em forma de cristal e gera dores nas articulações. Embora muitos admitam esse benefício, não há estudos que comprovem sua indicação para essa finalidade.

Agora que já conhecemos melhor a berinjela vamos consumi-la de forma saudável e com moderação. Para maiores informações consulte um médico e um nutricionista.

Revista Viva Saúde
fonte: http://www.guiadanutricao.com/2013/05/mitos-verdades-berinjela-dieta.html
imagem:www.pagina3.com.br
por Márcia
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.