terça-feira, 25 de julho de 2017

7 fontes de Vitamina D: Leite, ovos, peixes... Saiba onde encontrar o nutriente


Além da exposição ao sol, a vitamina D pode ser encontrada em diversos alimentos do nosso dia a dia, como o leite, as carnes, ovos e cogumelos

Quando falamos em vitamina D, logo lembramos das recomendações médicas de tomar sol, pelo menos 20 minutinhos por dia, certo? Mas, além disso, existem fontes naturais desse importante nutriente, encontradas em alimentos da nossa rotina alimentar e que, muitas vezes, passam despercebido por nós. Conheça 7 desses ingredientes e os seus principais benefícios para a nossa saúde.

Fabricada pelo nosso corpo, diferente de outros complexos vitamínicos, a vitamina D atua na prevenção de doenças auto-imunes, inflamatórias e degenerativas, beneficiando também o controle dos níveis de colesterol. Segundo a nutricionista Bianca Sermarini, a ingestão desse elemento é fundamental para a absorção de cálcio no nosso organismo, mineral responsável pela saúde dos nossos ossos, músculos e dentes e que também contribui com a redução da pressão arterial:

"Sem vitamina D suficiente, seu corpo não pode absorver o cálcio, tornando os suplementos de cálcio inúteis", explica a profissional.


Ovos, peixes, leite e cogumelos: 7 alimentos ricos em vitamina D e seus benefícios

1 - Ovos: Cozidos ou mexidos, esse alimento muito utilizado nas dietas é uma boa fonte de vitamina D. É na gema do ovo que o nutriente é encontrado, por isso, invista na ingestão de forma saudável. O alimento também atua na prevenção do câncer de mama e pode beneficiar o controle do colesterol.

2 - Fígado bovino: Muito usada na alimentação infantil, essa carne é um alimento cheio de nutrientes para o nosso corpo, tais como as vitaminas A e do complexo B, além dos minerais selênio, cobre, ferro e zinco. A vitamina D também é encontrada em boas quantidades no alimento, sendo eficaz para melhorar o sistema imunológico.

3 - Leite: Presente na nossa alimentação desde os primeiros dias de vida, o leite também é uma boa fonte de vitamina D para o organismo e ajuda a tornar a alimentação mais nutritiva. Além disso, o alimento é uma boa fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os nossos músculos e ossos.

4 - Salmão: O peixe conhecido pela sua quantidade de ômega 3, também possui a vitamina D em sua composição e pode encher a nossa alimentação de nutrientes e benefícios. O consumo do salmão está associado a saúde do cérebro, a melhora da saúde cardiovascular e redução das inflamações do corpo.

5 - Sardinha: Prática, rápida e muito saborosa, a sardinha é um alimento muito presente na vida de quem não abre mão do consumo do peixe. Como petisco ou em um prato mais elaborado, a sardinha, além da vitamina D, oferece ferro, potássio, magnésio e vitaminas A e do complexo B para o organismo!

6 - Ostra: Para os apreciadores desse alimento exótico, o seu consumo ajuda a aumentar os níveis da vitamina D no corpo e fornece nutrientes como ferro, potássio, proteínas e vitaminas A, do complexo B e C, atuando na prevenção da anemia, gripes e resfriados.

7 - Cogumelo: Por ser uma planta, todos os tipos de cogumelos possuem vitamina D naturalmente vinda do sol, são eles: shimeji, shitake, champignon, portobello e funghi. Os cogumelos são ideais para saladas e outras composições, seus benefícios incluem a saciedade, já que são ricos em fibras, favorecem um emagrecimento saudável, por possuírem poucas calorias e melhoram o funcionamento do intestino.

O que a deficiência da vitamina D pode causar?
Por ser um nutriente importante, a ausência do nutriente no organismo pode acarretar algumas complicações, como explica a nutricionista: "A osteoporose é geralmente causada por falta de vitamina D que provoca deficiência na absorção de cálcio. Também pode agravar o diabetes tipo 2 e prejudicar a produção de insulina pelo pâncreas.Na infância, a deficiência causa o raquitismo, falta de calcificação dos ossos", analisa a Dra. Bianca, ressaltando que que, ainda que alguns alimentos possam ajudar a aumentar os níveis de vitamina D, a melhor forma de obter o nutriente é através do sol:

"É quase impossível conseguir quantidades adequadas de vitamina D a partir da dieta. A exposição à luz solar é a única maneira confiável para seu corpo dispor de vitamina D", completa a nutricionista.

*A Dra. Bianca Sermarini, CRN 01101147, é nutricionista especializada em Nutrição Funcional, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Saiba mais sobre o seu trabalho em sua Fan Page no Facebook: www.facebook.com/biasermarini

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.