sábado, 1 de julho de 2017

Toque da pessoa amada ajuda a aliviar a dor física

O fenômeno conhecido como 'sincronia interpessoal' entre o casal, assim como a empatia, resulta em um efeito analgésico do toque

O estudo mostrou que quando os casais seguravam as mãos eles voltavam ao fenômeno da sincronia e a sensação de dor e desconforto era reduzida. (iStock/Getty Images)

Segurar a mão do parceiro durante o parto pode realmente diminuir o sofrimento. De acordo com estudo publicado no periódico Scientific Reports, o toque da pessoa amada ajuda a reduzir a dor e o desconforto. Isso deve-se à sincronia da respiração e dos batimentos cardíacos que ocorre entre o casal quando se tocam.

Dor no parto
Depois de acompanhar o parto de sua filha, há quatro anos, o neurocientista Pavel Goldstein, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, decidiu estudar o assunto. “Minha esposa estava sentindo muitas dores e tudo o que pude pensar era: ‘o que posso fazer para ajudá-la?’ Peguei a mão dela e isso pareceu ajudar”, disse o pesquisador ao jornal britânico The Telegraph. “Com isso, quis testar essa reação em laboratório. Uma pessoa realmente poderia diminuir a dor de outra? Se sim, como?”

Empatia
Sua equipe de pesquisa descobriu que quando o parceiro tem empatia pela dor da mulher, tanto os batimentos cardíacos quanto a frequência respiratória se equiparam e a sensação de dor começa a se dissipar. “Quanto maior a empatia entre o casal, maior é o efeito analgésico”, explicou Goldstein.

O estudo
Os pesquisadores examinaram 22 casais, entre 23 e 32 anos de idade, como parte de um estudo sobre a sincronização interpessoal, em que os indivíduos começam a se espelhar fisiologicamente nas pessoas com quem tem um relacionamento. Esse fenômeno é percebido diariamente quando as pessoas começam a sincronizar os passos quando andam juntas ou quando ajustam a postura em relação ao do outro enquanto conversam.

Os casais passaram por uma série de experimentos simulando uma sala de espera. Alguns deles se sentaram juntos, mas sem se tocar e outros se sentaram de mãos dadas. Outros ainda se sentaram em diferentes salas. Essas três composições foram trocadas e repetidas diversas vezes entre os casais, enquanto as mulheres eram submetidas a uma dor amena no antebraço.

Sincronia interpessoal
Os resultados mostraram que quando os casais seguravam as mãos, eles voltavam ao fenômeno da sincronia e a sensação de dor e desconforto era reduzida. “Parece que a dor interrompia completamente a sincronia interpessoal entre eles. O toque a traz de volta.” Esse é o primeiro estudo a relacionar o fenômeno com o toque e a sensação de dor.

Outras pesquisas do mesmo especialista mostraram que quanto maior a empatia do homem pela mulher maior seria a redução da dor durante o toque e quanto maior a sincronia fisiológica entre eles, menos dor ela sentiria. “O toque pode ser uma ferramente de comunicação de empatia, resultando em um efeito analgésico“, disse o pesquisador.

No entanto, segundo os pesquisadores, mais pesquisas precisam ser feitas para descobrir como isso acontece e se ela também é sentida nos homens ou em casais do mesmo sexo.

Outros estudos recentes mostraram que assistir um filme emocionante ou cantar junto do parceiro também contribui para a sincronia. Além disso, quando líderes e seus seguidores tem um bom relacionamento, suas ondas cerebrais tendem a seguir um mesmo padrão.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.