quinta-feira, 6 de julho de 2017

Eletricidade para o tratamento da dor

Há muito se utiliza a eletricidade para tratar a dor, mas um método desenvolvido no último ano, promete ser mais eficaz que os estimuladores antigos

Atividade cerebral (iStock/Getty Images)

A dor crônica é comum e incapacitante, estando associada a distúrbios psicológicos, psiquiátricos e deterioração da qualidade de vida. Nas últimas décadas, avançamos muito no conhecimento de suas causas, bem como na melhor forma de tratá-la. Medicamentos novos e mais eficazes estão no mercado; no entanto, ainda há um grupo considerável de indivíduos que não tem o seu problema de dor resolvido.

Como a eletricidade pode tratar a dor
Há muito se utiliza a eletricidade para tratar a dor. Progredimos muito desde o início da utilização de enguias elétricas. Hoje existem estimuladores que podem estimular todas as porções do sistema nervoso, desde os nervos periféricos até o cérebro, e que são bastante eficazes no tratamento da dor. Eles podem ser mais ou menos invasivos, e cada um pode ser mais eficaz em um tipo específico de dor.

A comunicação entre as células do cérebro, os neurônios, dá-se por meio de eletricidade. Assim, não é surpreendente que se possa tratar a dor utilizando-se estímulos elétricos. Até o ano passado, utilizávamos equipamentos que diminuíam a dor causando uma nova sensação, esta não dolorosa (um formigamento), que concorria com a sensação dolorosa, levando à melhora dos sintomas.

Métodos mais eficientes
No último ano, assistimos ao aparecimento de um novo método de estimulação para melhora da dor, que promete ser mais eficaz que os métodos antigos. Estes novos dispositivos podem utilizar frequências de estímulos (a rapidez dos estímulos) bem mais altas (10.000 por segundo, no lugar de 200 por segundo, por exemplo), e os resultados parecem ser, por vezes, superiores à terapia convencional. Além disso, as novas terapias melhoram os sintomas dolorosos sem causar uma nova sensação, passando totalmente desapercebidas pelos indivíduos com dor.

Por Arthur Cukiert
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.