domingo, 9 de julho de 2017

Cenoura faz bem para os pulmões: Você sabia que ela remove tosses e catarros?

A cenoura tem vitaminas e minerais importantes para melhorar o funcionamento dos pulmões. Isso ajuda a combater tosses e catarros

Se durante o verão a cenoura é um dos alimentos mais utilizados para manter o bronzeado em dia, em épocas de inverno, o vegetal também pode ter uma grande importância em nossas vidas. Dona de um poderosa composição nutricional, o ingrediente está relacionado, dentre seus diversos benefícios à saúde, ao combate das incômodas tosses e catarros, tão comuns nessa época do ano, onde as temperaturas caem bruscamente.

Rica em vitaminas A, C, do complexo B e K, a cenoura é um vegetal perfeito para reforçar o sistema imunológico e, no específico caso das tosses e catarros, beneficiar a saúde dos pulmões, nos fazendo respirar melhor. Segundo a nutricionista Daniella Chein, o alimento também é fonte de minerais importantes, mas, para surtir o melhor efeito, é preciso ter atenção na forma de consumo, para garantir os nutrientes presentes:

"É possível encontrar nas cenouras minerais como magnésio, potássio, ferro, cálcio, fósforo e manganês, que atuam beneficiando o sistema imune. Porém, para que ela seja realmente eficaz, é necessário que a água em que se ferveu a cenoura seja também utilizada, pois boa parte das vitaminas e minerais estão nela", explica a profissional.

Como utilizar a cenoura para remover tosses e catarros?
Segundo a nutricionista, é necessário criar uma espécie de xarope expectorante com o vegetal, para que assim ocorra a limpeza dos pulmões e das vias respiratórias, diminuindo as alergias, bronquite, asma e resfriados. Você vai precisar de algumas cenouras e umas 3 colheres de mel, como explica a profissional:

"Ferva as cenouras e as remova do calor. Separe a água utilizada para cozer. Utilize um garfo para amassar ou o liquidificador para triturar as cenouras. Agora, aquela água que já estava separada, deixe-a deixe esfriar e adicione mel. Após mexer, adicione a cenoura e mexa mais um pouco. Como não há adição de conservantes, o ideal é manter o xarope natural em local frio (geladeira)", indica a nutricionista.

Consumo - Para que os resultados comecem a aparecer, é necessário a ingestão do xarope por dois dias, utilizando-o de 3 a 4 vezes no dia.

Outros benefícios que a cenoura traz para o nosso organismo

Além de fortalecer o sistema imunológico, a cenoura possui propriedades nutricionais que contribuem com um bem-estar geral do nosso corpo. Confira:

1 - Facilita a digestão: Rica em fibras alimentares, a cenoura ajuda no trânsito intestinal, facilitando a passagem dos alimentos. Além disso, essas substâncias são conhecidas por diminuírem a constipação e prevenir a prisão de ventre.

2 - Melhora a saúde dos olhos: Fonte de vitamina A, o consumo regular do vegetal contribui com prevenção da degeneração macular e no retardo das ações dos radicais livres, causadores do envelhecimento.

3 - Previne o diabetes: Para quem precisa controlar os níveis de açúcar no sangue, a cenoura pode contribuir. A presença dos carotenoides, substância que dá o pigmento do vegetal, ajuda a diminuir o açúcar, atuando no controle dos portadores de diabetes e ajudando a prevenir a doenças aos propensos.

4 - Beneficia a pele: Seja em forma de suco, natural ou cozida, o vegetal é rico em agentes antioxidantes que contribuem para a saúde da pele, deixando-a jovem e bonita por mais tempo.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.