quinta-feira, 6 de julho de 2017

Chocolate melhora o sono e a memória

De acordo com um estudo italiano, os flavonoides, substâncias presentes no chocolate, podem reduzir os efeitos da insônia e melhorar a saúde do cérebro

De acordo com a pesquisa, o consumo diário de chocolate amargo pode melhorar o funcionamento do cérebro em fatores como a atenção, processamento cerebral, memória de trabalho. (Istock/Getty Images)

Você tem insônia ou lapsos de memória? Segundo um novo estudo da Universidade de L’Aquila, na Itália, o chocolate pode ajudar a melhorar o sono e a saúde do cérebro.

Os pesquisadores acreditam que substâncias presentes no cacau, conhecidas como flavonoides – composto com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que combatem os radicais livres e -, melhoram a atenção, a rapidez do processamento cerebral, a memória de trabalho e a fluência verbal em pessoas mais velhas.

“Chocolate amargo é uma fonte rica de flavonoides. O estudo sugere que essas substâncias podem proteger essas pessoas a longo prazo e melhorar a capacidade cognitiva”, disse ao tabloide britânico Daily Mail Valentina Socci, principal autora do estudo.

Flavonoides
No estudo, a equipe procurou explorar o que acontece com o cérebro algumas horas após ter ingerido flavonoides provenientes do cacau. No geral, os resultados demostraram que o consumo diário de chocolate amargo melhorou a cognição, atenção, velocidade de processamento de informações e a memória. Com os participantes que haviam ingerido chocolate obtendo melhor desempenho em testes de memória e maior habilidade e rapidez nos testes visuais. Esses efeitos podem variar de cinco dias até três meses.

No entanto, os benefícios foram mais pronunciados em adultos mais velhos e idosos, com um declínio de memória inicial. Nas mulheres, o alimento também mostrou-se eficaz em reduzir alguns dos efeitos do cansaço após uma noite mal dormida.

Efeitos
Os cientistas disseram que os resultados podem ser promissores para pessoas que sofrem de privação crônica do sono ou que têm períodos alternados de trabalho.

Os pesquisadores acreditam ainda que os flavonoides podem, um dia, ajudar a tratar pessoas em estado de vulnerabilidade. No entanto, apesar dos benefícios, eles alertam sobre os efeitos colaterais do consumo exagerado do cacau e do chocolate. “Esses alimentos têm um alto valor calórico graças a substâncias inerentes ao cacau, como a cafeína e a teobromina, e aditivos do chocolate, como açúcar e leite”, disse Valentina.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.