terça-feira, 30 de maio de 2017

Brasileiros criam cérebro feito de xixi para estudar doenças

Eles transformam urina em células-tronco, depois em neurônios. E com isso, buscam novas formas de curar a mente.

(Ukususha/iStock)

Imagine se você pudesse estudar minuciosamente um cérebro doente, sem ter de abrir a cabeça de ninguém. Existe uma receita para isso. Os ingredientes são desafiadores: células tronco, doenças neurológicas graves e drogas das mais inusitadas. Agora adicione urina e pronto. Temos a estrutura básica dos minicérebros desenvolvidos no Instituto D’Or, no Rio de Janeiro.

No seu laboratório, o neurocientista Stevens Rehen cria estruturas que imitam os cérebros humanos. E tenta entender se eles ficam doentes (deprimidos, esquizofrênicos, epiléticos) e respondem a remédios mais ou menos como o seu cérebro faria.

Potencial para isso não falta, porque eles são criados a partir de células reprogramadas de gente de verdade. Uma célula adulta, de pele por exemplo, é induzida a voltar ao seu estado de célula-tronco, quase tão adaptável quanto as células de um embrião.

Depois que ficou “maleável”, ela é programada para se tornar um neurônio adulto. E esse neurônio carrega todo o background genético do paciente. Ou seja: se a pele inicial foi tirada de um esquizofrênico, aquele neurônio vai carregar, nos seus genes, marcadores da esquizofrenia.

Mas onde entra o xixi em tudo isso?
O problema é que extrair células de pessoas com doenças graves, mesmo as células banais como a da pele, pode ser difícil. Por conta desses casos especiais, o laboratório se especializou em reprogramar células expelidas na urina.

“Você pega idosos com Alzheimer. Trabalhamos com crianças que têm doenças muito graves. Dependendo do grau, não é uma coisa trivial pegar um pedaço de pele. Já com urina é completamente tranquilo. É muito menos invasivo e traumático”, explica Rehen, que apresentou os estudos do Instituto D’Or no 1º Simpósio de Engenharia Tecidual, organizado pelo Inmetro e pela L’Oréal.

O processo depois disso é o mesmo: uma célula adulta é induzida ao estado de célula-tronco e depois levada a se transformar em neurônio.

Nova psiquiatria
Os pesquisadores do Instituto I’Dor usam os minicérebros programados a partir da urina para como funciona (e como tratar) um tipo de epilepsia chamada Síndrome de Dravet.

Dravet é uma doença genética, que causa convulsões violentas e frequentes em crianças. No Brasil, é uma das doenças ligadas à cannabis medicinal, porque o canabidiol (CBD), presente na maconha, parece ter um efeito poderoso contra as convulsões (assunto abordado pelo documentário Ilegal, o primeiro filme da SUPER).

Ainda que os efeitos do CBD já sejam conhecidos, falta entender mais sobre a droga e sobre a doença para saber, de fato, qual é o mecanismo de ação da maconha sobre o cérebro com Dravet.

É exatamente isso que pesquisadores brasileiros têm feito, no I’Dor e em outros laboratórios. “Reprogramamos células da urina de crianças com Dravet e agora estudamos as substâncias que têm efeito nos minicérebros criados a partir delas”, explica Rehen. “Temos quatro pacientes reprogramados. Podemos testar combinações de compostos presentes na cannabis e chegar a uma formulação personalizada”.

Como o minicérebro reflete o DNA do paciente, o estudo final pode não só apontar os compostos da cannabis com maior potencial de serem usados para remédios, mas também a receita ideal específica para aquela criança estudada.

E os estudos com drogas não se limitam à maconha. Os pesquisadores também têm participado ativamente de uma nova tendência na psiquiatria, chamada de Renascença Psicodélica. Há anos não são lançadas formulações totalmente novas de remédios como os antidepressivos – e por isso, os pesquisadores buscam nas drogas alucionógenas um potencial terapêutico.


No Brasil, o destaque vai para o ayahuasca, combinação de drogas ligadas a rituais de religião como Santo Daime. Tanto o Instituto D’Or com seus minicérebros quanto o Instituto do Cérebro, associado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estudam o potencial do ayahuasca contra a depressão.

Força epidêmica

Mas nem só de drogas vivem os minicérebros. Eles também já foram postos à prova durante a epidemia de Zika.

O modelo foi o primeiro a demonstrar, em laboratório, a associação entre o vírus e a microcefalia. “Confirmamos que as células neurais humanas eram infectadas pelo vírus Zika. Mostramos que há uma redução de 30% no crescimento desses minicérebros depois de expostos à doença”, conta o pesquisador.

Em parceria com a Fiocruz e a UFRJ (na qual Rehen também é professor), foram mapeadas as proteínas afetadas no nos mini-cérebros. O próximo passo foi testar medicamentos que agissem sobre essas proteínas. Resultado: chegaram a dois “medicamentos candidatos”, seguros para uso em mulheres grávidas, que indicavam um potencial para reduzir os prejuízos do Zika.

“A questão não é apenas o vírus. E sim demonstrar que a plataforma pode ser utilizada para outras situações, outras doenças e já está disponível no laboratório”, conclui Stevens. E nem é preciso sair do território nacional.

Por Ana Carolina Leonardi
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.