quarta-feira, 3 de maio de 2017

Propriedades e benefícios do Amaranto

O amaranto é uma semente que tem sido cultivada e utilizada em nosso país há milhares de anos. No entanto, é uma grande desconhecida para a maioria das pessoas. Trata-se de um alimento muito saudável, embora pouco frequente na dieta habitual que levamos.

As culturas pré-colombianas que habitavam a Europa eram conhecedoras das numerosas propriedades e benefícios do amaranto, utilizada como um remédio para tratar uma grande variedade de doenças e enfermidades.

O amaranto foi um dos principais alimentos que utilizavam as mencionadas culturas pré-colombianas, junto com o milho e o feijão. Tanto os astecas, como os maias e os incas a consumiam como principal fonte de proteína. Além disso, o amaranto tinha outra conotação de tipo religioso, que era utilizada nos rituais para os deuses e como parte da visão de mundo em cada uma dessas culturas.

Era considerado um alimento de alto valor nutritivo, e também suas propriedades medicinais tem sido demonstradas em diversos estudos durante os últimos anos. Nos tempos antigos, com as folhas do amaranto eram preparadas infusões que serviam para tratar os casos de diarreia. Na verdade, devido ao seu grande fornecimento proteico e ao fato de que contém uma grande quantidade de ferro e cálcio, o amaranto é indicado em dietas para obesidade, assim como para sua prevenção. Também é rico em fibra.


Quanto ao seu uso culinário, ao se tratar de um pseudo-cereal, o amaranto é usado como o arroz, ou seja, se ferve e, em seguida, pode ser usado para preparar todos os tipos de pratos, doces ou salgados e tanto quentes como frios. Além disso, o amaranto pode ser utilizado também passando-o diretamente pela frigideira, tal e como se faz para preparar a pipoca de milho, mas desta obteríamos a pipoca de amaranto, que são um aperitivo com muita proteína e fibra.

Além dos métodos de cozimento descritos anteriormente, as sementes de amaranto podem ser consumidas diretamente sem ser cozidas de nenhuma maneira. Podemos utilizá-las adicionando a algum prato empanado ou uma salada para dar um toque crocante a nossa criação. Também podem ser elaboradas barras de cereais ou biscoitos com elas, misturando apenas chocolate com amaranto.

Os usos do amaranto na cozinha são muito amplos, já que é possível preparar todos os tipos de pratos com esta semente. Incluir esta semente em nossa dieta habitual adicionará uma grande quantidade de nutrientes e nos fornecerá muitos benefícios.

Propriedades do Amaranto:
O amaranto é uma semente com um grande teor de vitaminas, principalmente a A, B, C, B1, B2 e B3. É também uma fonte de ácido fólico e de aminoácidos como a lisina. Entre os minerais que contêm se destaca o fornecimento de niacina, cálcio, fósforo e ferro. Como já mencionamos também anteriormente, o seu teor de proteínas é também muito elevado; tem mais do que o dobro do arroz e 80% mais do que o trigo. Tem também o triplo de aminoácido do que o milho e favorece o equilíbrio de cálcio, fósforo e magnésio, cuja função é nutrir e manter o cérebro em bom estado.

Outros minerais que contêm são potássio, sódio, cobre, zinco e níquel, que ajudam a manter o funcionamento adequado do sistema nervoso central.

Estes minerais, assim como o restante dos nutrientes, se encontram em toda a semente, por isso devemos consumir integralmente. Como dissemos, o amaranto é considerado um pseudo-cereal, o que significa que tem características comuns com outros cereais, mas com outras atípica destes, como é neste caso, o seu alto teor em proteínas, que se o aproximam mais dos legumes.

O grão de amaranto contém um concentrado de proteínas de cerca de 16% aproximadamente, e contém todos os aminoácidos essenciais, exceto a leucina. Seu teor de gorduras é de 7%, e possui também uma grande quantidade de fibras em proporção. Portanto, por todas estas propriedades que mencionamos até agora, o amaranto é recomendado para o tratamento de diversas condições, como a osteoporose, a hipertensão, o câncer de cólon, a constipação, a insuficiência renal crônica ou a hepática e a encefalopatia hepática.

Benefícios do Amaranto:
Apesar de ser uma semente pouco conhecida, o amaranto é totalmente recomendado como parte da nossa dieta regular, já que além de ter um rico sabor, tem um grande fornecimento de nutrientes. Por seu alto teor de proteínas, costuma ser incluído principalmente em dietas vegan, nas quais se buscam as proteínas de origem vegetal de alta qualidade.

Entre os benefícios do amaranto se destaca seu grande poder como antioxidante, o que te permite ter a capacidade de neutralizar os radicais livres que existem no oxigênio. O consumo desta semente pode, portanto, reduzir o estresse oxidativo e, assim, ajudar a reparar e cuidar das células do organismo, mantendo assim uma ótima saúde.

Outro dos benefícios do amaranto reside em seu teor em gorduras boas, fibras e fitosteróis, por isso que o consumo da semente ajudaria na prevenção de diversos tipos de doenças cardiovasculares. Isso se deve ao fato de que é capaz de controlar as dislipidemia e os valores de pressão arterial, de acordo com as descobertas de várias investigações.

Por outro lado, é utilizado para perder peso ou nas dietas de manutenção para prevenir a obesidade, graças ao seu teor em fibra e proteínas. Tem a capacidade de aumentar a saciedade, em maior medida do que o arroz ou a batata, por isso acalma a fome e a vontade de comer sem adicionar uma grande carga extra de calorias.

Além desses benefícios, recomenda-se o consumo de amaranto para adicionar variedade na dieta, já que nossa sociedade está intimamente ligada ao consumo de trigo, deixando de lado uma grande quantidade de cereais e sementes, como a cevada, o centeio, o milho, cujo fornecimento nutritivo é maior do que o do trigo.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.