segunda-feira, 22 de maio de 2017

O que acontece se o bebê não está na posição correta?


Normalmente, quando se aproxima o momento do parto, o bebê se acomoda dentro do útero em uma posição confortável para nascer. Mas às vezes, isso não acontece. O que acontece, então, se o bebê não está localizado com a cabeça para baixo, pronto para que esta saia primeiro durante o parto? O que acontece se o seu bebê tem uma posição incorreta no momento do parto? Quais são essas posições? 

A medida que se aproxima o momento do nascimento, o bebê, como a mãe, vai se preparando para o momento. Seu corpo já está completamente desenvolvido e só precisa estar localizado na posição mais confortável para nascer. Esta é com a cabeça para baixo, como que olhando para as costas da mãe, e é conhecida como posição fetal.

Isto ocorre em cerca de 3 ou 4 semanas antes da data prevista para o nascimento ou o parto. No entanto, às vezes, pode acontecer que não se coloque nessa posição, mas que, por exemplo, fique com os pés para baixo. Isto é conhecido como posição pélvica. Na verdade, o bebê pode se colocar em posições muito variadas:

Apresentação cefálica. Esta é a apresentação normal que ocorre em mais de 95% dos partos. Quando sai a cabeça primeiro, idealmente flexionada em direção ao peito para que saia primeiro a coroa do bebê. Em algumas ocasiões, pode ocorrer a apresentação de rosto: com a cabeça para baixo, mas olhando para frente. Isso pode prolongar e dificultar o trabalho de parto. Com supervisão médica, seria possível tentar girar o bebê te colocando de quatro com as nádegas levantadas. O médico também poderia tentar acomodar o bebê através de algum método de versão, mas se não funciona, talvez seja necessária uma cesariana.

Apresentação transversal ou de ombros: atravessado no abdômen, em posição horizontal, com as costas para baixo, como se estivesse olhando para cima. Neste caso, o médico poderia tentar mover manualmente a posição da cabeça, mas, geralmente, é necessário fazer uma cesariana. Das apresentações pélvicas existem vários tipos:

Nádegas completas: com as nádegas para baixo e as pernas cruzadas.
Nádegas francas: com as nádegas para baixo e os pés em direção a cabeça.
Nádegas incompletas: com as nádegas para baixo, um pé para cima e o outro flexionado.

Apresentação pélvica: com as nádegas para baixo, um pé na pélvis e o outro flexionado.
Em qualquer destas apresentações de nádegas para baixo, se chega o momento do parto e o bebê não mudou a sua apresentação, o médico poderia tentar movê-lo manualmente, utilizando o que se conhece como método de versão.

Saiba o que acontece quando o bebê está na posição errada:

Versão externa: quando o médico pressiona a parte exterior do abdômen da mãe para mover o bebê. Este método é viável em gestações normais, mas nem todas, por exemplo, quando a mãe tem sangramento vaginal, se o bebê é muito pequeno ou sua frequência cardíaca não é normal, ou se é uma gravidez múltipla.

Versão interna: é quando o médico introduz sua mão através da vagina e do colo uterino e move o bebê a partir de dentro.

Se nenhuma dessas tentativas for bem sucedida, será necessário realizar uma cesariana. Ninguém sabe com certeza a causa da apresentação pélvica, mas é mais comum que ocorra em determinadas situações. Entre elas:

Quando a mãe teve mais de uma gravidez.
Se a mãe está grávida de gêmeos ou mais bebês.
Quando o líquido amniótico, que é o que rodeia o feto dentro do útero, não é escasso ou é excessivo.
Se o útero não tem uma forma normal ou contém protuberâncias (tumores, massas) anormais, como miomas.
Quando se produz o que se conhece como placenta prévia, ou seja, que a placenta cubra a entrada do útero, de maneira total ou parcial.
Se o bebê nasce prematuramente (antes da semana 37 de gestação).

A maioria dos bebês em apresentação pélvica nascem saudáveis. No entanto, esta não deixa de ser uma situação especial e é possível que durante o parto devam ser tomadas decisões para evitar complicações.

Se está se aproximando o momento do parto ou nascimento e o seu bebê não se acomodou em posição fetal, converse com seu médico sobre esta situação para que te explique o que poderia acontecer, quais são os riscos para você e o bebê estão e o que é mais seguro para ambos, para que juntos possam planejar o parto mais conveniente para o seu caso em particular.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.