quinta-feira, 18 de maio de 2017

Trombose e arteriosclerose: dois males que o cigarro é capaz de causar

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Muitas doenças têm relação com esse hábito

Nicotina, monóxido de carbono, acroleína e mais de 4 mil compostos químicos. Estes são os elementos que compõem a fumaça do cigarro, a qual pode provocar diversas doenças no organismo quando o paciente fica exposto a ela de forma constante. Os malefícios provocados por este produto são, muitas vezes, causados pelo estresse oxidativo das células.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo e esta classificação deve-se a quantidade de doenças associadas ao hábito de fumar. Para a cirurgiã vascular e angiologista, Aline Lamaita, um dos maiores riscos do cigarro é com relação à saúde das veias.

“O fumo também afeta principalmente a circulação e isso favorece o aparecimento de processos de trombose (com entupimento dos vasos e que pode levar à morte), principalmente quando associado a fatores de risco”, afirma a médica que também é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Mas, além da trombose, o cigarro pode provocar o surgimento de outro grave problema de saúde, a arteriosclerose.

Preste atenção nesses dois males que o cigarro é capaz de causar - Foto: depositphotos

Trombose e arteriosclerose: o que são e quais os riscos à saúde?
Com certeza você já deve ter ouvido falar que o cigarro aumenta a probabilidade do fumante desenvolver infartos ou doenças respiratórias. Contudo, o tabagismo ainda é responsável por outros problemas, principalmente envolvendo o sistema circulatório. “O monóxido de carbono oferece um fator adicional de risco ao diminuir a concentração de oxigênio no sangue. Todo esse processo pode causar complicações para o normal funcionamento dos vasos, que ficam mais susceptíveis ao entupimento, podendo levar a processos de trombose principalmente quando há fatores de risco envolvidos”, explica a médica.

Desta forma, é possível dizer que quem é fumante está sob o risco de desenvolver a trombose, doença que se refere ao entupimento das veias por um espécie de “trombo”, acometendo pernas e coxas. Assim, a passagem do sangue fica entupida, causando incômodo ao paciente. Dentre os fatores de risco estão a obesidade, uso de hormônios, câncer, gravidez e velhice.

Além da trombose, outras doenças bastante sérias e que podem estar relacionadas ao tabagismo são a arteriosclerose (envolvendo as artérias da perna) e tromboangeite obliterante (distúrbio que afeta as extremidades do corpo). “Em ambos os casos, há riscos de ter de amputar o membro, como pernas, pés e mãos”, alerta a médica.

Outra complicação ligada ao tabagismo
“O vaso mais estreito tem um fluxo menor de sangue e o suprimento de oxigênio aos tecidos é afetado. Isso dificulta a cicatrização e pode causar até necrose de pele. Várias substâncias no cigarro dificultam a formação de fibroblastos, células ligadas ao processo cicatricial”, endossa Aline Lamaita.

Ainda na visão da angiologista, o paciente que fuma deve fazer o acompanhamento médico sempre, evitando que doenças como essas ou outras surjam ou progridam.

Por Katharyne Bezerra
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.