quarta-feira, 24 de maio de 2017

Remédios caseiros com manteiga de karité para saúde e beleza

Karité é uma árvore da savana do Oeste Africano, pertencente à família das saponáceas e que podem chegar a viver até 300 anos. Em torno da árvore, seus frutos são os mais utilizados, os quais são colhidos e, em seguida, colocados para secar. Destes, se obtém a manteiga de karité mediante uma forma muito artesanal.

Neste sentido, os frutos são triturados à mão, em seguida, aquecidos e moídos até conseguir uma pasta espessa. Adiciona-se água e se deixa ferver. Após o processo de ebulição, é retirada a parte superior e deixa-se esfriar. Ao endurecer se obtém a manteiga de karité bruta.

Esta tem uma cor bege ao amarelo com um cheiro que lembra nozes e é amplamente utilizada, desde os tempos antigos, pelos moradores do Lago Rosa do Senegal para proteger a pele do sol.

Propriedades Curativas Da Manteiga De Karité:
É um excelente regenerador celular que, de forma natural, previne o envelhecimento da pele e do cabelo. Tem propriedades calmantes, é anti-rugas e protege contra as radiações solares e do frio.

A manteiga de karité é rica em vitamina F, ácido oleico, ácido linolênico, vitamina E e catequinas. A manteiga de karité atua profundamente nas peles rachadas dos calcanhares ou das mãos nas pessoas que realizam trabalhos no ar.


Remédios Caseiros Com Manteiga De Karité:

Remédio com karité para rugas: coloque em um banho-maria 6 gramas de cera Lanette e 30 gramas de manteiga de karité. Mexa até que fique líquido e adicione 10 gramas de óleo de rosa mosquera. Continue mexendo e posteriormente adicione 15 gotas de óleo essencial de laranja, 2 pitadas de ácido cítrico, 2 pitadas de ácido ascórbico e 155 gramas de água mineral. Quando esfriar, coloque em um frasco de vidro de tampa hermética e guarde na geladeira. Aplique todas as noites sobre as áreas propensas a rugas.

Remédio com karité para prevenir estrias: aplique, diariamente, manteiga de karité pura 100% e realize suaves massagens circulares para prevenir as estrias que aparecem no abdômen e no peito pelo aumento de tamanho.

Remédio com karité para lábios e nariz irritados: derreta 30 gramas de manteiga de karité, lentamente e, em seguida, adicione 10 gotas de óleo essencial de bergamota. Conserve em um frasco de vidro bem fechado e deixe solidificar. Aplique uma pequena quantidade sobre a área afetada. Este remédio é indicado para os lábios rachados e nariz irritado pelos resfriados.

Remédio com karité para calos: derreta 50 gramas de manteiga de karité de forma lenta e, em seguida, adicione 20 gotas de óleo essencial de cedro e 10 gotas de óleo essencial de mirra. Guarde em um frasco de vidro bem fechado e deixe solidificar. Aplique uma camada generosa deste remédio nos calos, cubra com uma gaze e deixe agir durante a noite.

Remédio com karité para repelir mosquitos: derreta 50 gramas de manteiga de karité lentamente e, em seguida, adicione 30 gotas de óleo essencial de citronela. Aplique uma pequena quantidade na palma das mãos, esfregue para aquecer a manteiga e espalhe por todo o corpo para evitar as picadas.

Remédio com karité para as rachaduras nos calcanhares: derreta lentamente 50 gramas de manteiga de karité e, em seguida, adicione 10 gotas de óleo essencial de cipreste e 10 gotas de óleo essencial da árvore do chá. Espalhe generosamente este remédio sobre os calcanhares rachados e cubra com meias de algodão durante a noite.

Remédio com karité para dores nas articulações: derreta 100 gramas de manteiga de karité e, em seguida, adicione 20 gotas de óleo essencial de gengibre, 20 gotas de óleo essencial de alecrim e 20 gotas de óleo essencial de camomila. Proporcione uma massagem suave, mas enérgica, nas áreas doloridas. Se queremos intensificar a ação deste remédio, podemos aquecer suavemente antes de aplicar.

Remédio com karité para proteger os lábios do ressecamento: despeje 2 colheres de sopa de calêndula em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Coe. Separadamente, coloque em um pequeno recipiente em banho-maria, 1 colher de sopa de manteiga de karité. Adicione 1 colher de sopa de óleo de semente de damasco. Em seguida, despeje a infusão de calêndula previamente elaborada. Coloque no frasco e tampa e feche bem para poder agitá-lo e permitir que a mistura se emulsione. Armazene na geladeira. Aplique sobre os lábios como protetor.

Remédio com karité para eczema: derreta 4 colheres de sopa de manteiga de karité e 2 colheres de sopa de cera de abelha por completo em banho-maria. Adicione 6 colheres de sopa de óleo de coco e mexa até derreter. Guarde em potes herméticos ou frascos de vidro. Aplique este remédio diariamente 2 ou 3 vezes ao dia até que o eczema desapareça.

Remédio com karité para o couro cabeludo irritado, ressecado e com coceira: coloque em banho-maria até que fique líquido 1 colher de sopa de manteiga de karité e, em seguida, despeje 1 colher de sopa de azeite e o conteúdo de uma cápsula de vitamina E. Deixe esfriar , aplique suavemente no couro cabeludo e lave o cabelo depois de 30-45 minutos.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.