quinta-feira, 27 de junho de 2013

Alimentação nutritiva para pessoas com câncer

O aparecimento do câncer é um processo de passos múltiplos que inclui fome e progressão tumoral.
O câncer em si provoca efeitos adversos significativos sobre o estado nutricional, mas o impacto psicológico da doença e os vários tratamentos dificultam ainda mais. É muito importante para estimular o sistema imunológico a ingestão de nutrientes específicos.
Existem Recomendações Dietéticas Para A Prevenção Do Câncer?
Existem estudos que avaliam o efeito da dieta na etiologia do câncer, embora haja evidências conflitantes que uma dieta variada, que são cheias de produtos vegetais não refinados e que apresentam um conteúdo limitado em alimentos de origem animal, melhoram o padrão alimentar no que diz respeito a prevenção do câncer.

Qual o efeito que o tumor?
A presença de um tumor maligno causado pode causar extração de nutrientes do hospedeiro (corpo). As alterações metabólicas que ocorrem nos hidratos de carbono levam a um elevado consumo de glicose, uma redução na síntese de proteínas, e alterações funcionais no metabolismo dos lipídios.

A existência de um tumor pode induzir perturbações no metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas, o que, por sua vez, juntamente com outros fatores, podem conduzir a um aumento das necessidades de energia.

Será que pode ocorrer a desnutrição em pacientes com câncer?
Devido à presença da anorexia ou perda de apetite, perturbações da digestão, má absorção e dificuldades mecânicas mastigação e deglutição, existe uma incapacidade para manter um bom estado nutricional em pacientes com câncer. É um problema muito comum e geralmente leva a desnutrição energético-proteica.
Este defeito nutricional influencia negativamente sobre o câncer em especial sobre a sobrevida do paciente uma vez que a existência de desnutrição com câncer é um sinal de mau prognóstico. Isto não é desejável nestes pacientes uma vez que têm de lidar com a doença e, muitas vezes tem de ser submetido a tratamentos agressivos.

O que é a caquexia do câncer?
É um estado de profunda exaustão e desnutrição. É definida como uma doença caracterizada por anorexia, astenia e fadiga, perda de peso e perda progressiva dos tecidos do corpo, e a incapacidade para manter mecanismos metabólicos normais. Tumores alteram a função respiratória e digestiva e muitas vezes podem induzir este caquexia.

Quais são os tratamentos para câncer?
Eles usam a cirurgia, radioterapia e quimioterapia, isoladamente ou associada.
Um estado de desnutrição muitas vezes dificulta o tratamento do câncer forçando o médico, por exemplo, a administrar baixas doses de medicação ao paciente ou sessões de radioterapia mais curta.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/doencas/alimentacao-nutritiva-para-pessoas-com-cancer-2713507
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.