quarta-feira, 12 de junho de 2013

É possível controlar a compulsão alimentar

A identificação das emoções ajuda a evitar a fome-emocional

Você é daquelas pessoas que abre uma caixa de bombons pensando em comer apenas um, mas acaba devorando todos? Que não consegue parar até não sobrar mais nenhum biscoito num pacote?

Se age assim, com certeza sofre de compulsão alimentar, quando a comida, age como forma de controlar ou compensar emoções. Mas, ao invés de comer, que tal vivenciar as emoções e correr o risco de não engordar?

Nessa hora nem pensar em comer uma frutinha ou salada. Damos preferência aos doces e carboidratos porque esses alimentos aumentam a serotonina, neurotransmissor que promove a sensação do prazer. É difícil, mas não impossível vencer a compulsão.

Uma boa dica é se tornar o advogado do diabo de sua própria vontade. Argumente consigo mesma e tente entender o motivo de estar buscando determinado alimento. Que emoções quer descontar na comida ou que tipo de recompensa está buscando ao ingerir guloseimas? Quando ocorre essa identificação é possível diferenciar fome-física de fome-emocional. Assim você começará a controlar a comida e não o contrário, permitir que a comida o controle.

Se preferir, procure ajuda de um endocrinologista especializado em transtornos emocionais. Ele poderá ajuda-lo a trabalhar melhor suas emoções ou indicar um trabalho de terapia.

Por Yasmin Barcellos
fonte:http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corpoevida_mat&url_id=5375
imagem:www.patricinhaesperta.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.