segunda-feira, 17 de junho de 2013

Como ter uma refeição principal saudável

A refeição principal ideal pode ser feita ao meio dia ou à noite e deve ser feita de acordo com o tempo disponível, as condições financeiras, e a estação do ano. Esta refeição deve ser iniciada por uma sopa o por uma salada. Se não tiver muito tempo pode optar por uma sopa instantânea. Este tipo de sopas possuem as mesmas vitaminas e minerais das sopas feitas em casa, mas tem um alto teor de de sódio o que pode levar à hipertensão se a consumir com alguma regularidade. É possível obter em alimentos comuns e baratos todos os nutrientes que o corpo necessita. As quantidades de nutrientes que necessita são feitas através de uma avaliação do seu estado nutricional. Esta avaliação é realizada tendo como base a idade, sexo, a actividade física e a condição de saúde de cada pessoa.

O segredo de uma refeição principal saudável consiste em saber variar os alimentos e combiná-los de forma equilibrada. Além disso existem algumas considerações importantes para se ter uma refeição ideal:

Fazer as refeições em ambientes agradáveis e em posição confortável.
Evitar discussões na hora das refeições
Usar, pelo menos, um alimento de cada grupo em cada refeição.
Evitar o consumo excessivo de sal, açúcar e condimentos como pimenta e mostarda.
Evitar tomar líquidos durante as refeições.
Evitar bebidas alcoólicas
A carne e o peixe

A carne não deve ser confeccionada todos os dias. Alterne as refeições com peixe e outros alimentos substitutos da carne como a soja, o seitan e o tofu. Ao consumir carne prefira as carnes brancas como o frango e o peru, pois são carnes magras e consequentemente mais saudáveis. Para confeccionar a carne opte por grelhá-la, estufá-la ou guisá-la adicionando bastante legumes ao preparado.

Os hidratos de carbono

Para acompanhar a carne, o peixe ou a “carne vegetariana” adicione hidratos de carbono. Estes hidratos de carbono são ricos em glúcidos com uma absorção lenta. Pode optar por batatas com casca que podem ser cozidas ou assadas, massas e arroz integrais. Os legumes podem ser também um excelente acompanhante pois são ricos em sais minerais e fibras.

A sobremesa

No final pode comer como sobremesa uma peça de fruta da época. Pode comer também um doce ou uma fatia de bolo mas nada de exageros.

Recomendações importantes
- As saladas de legumes crus, tais como cenouras raladas, pepino e alface com molho de azeite e vinagre,devem ser misturadas com a mesma quantidade de iogurte magro;
- As sopas de legumes e as sopas à camponesa como a sopa de lentilhas, a sopa de cebola com queijo e cubos de pão ou a sopa de ervilhas com presunto, só por si são uma refeição completa sem necessidade de acompanhamento.
- o arroz deve ser integral, pois é rico em potássio, fósforo e fibras.
- Cozinhe as batatas com casca, riquíssimas em vitamina C, regadas, de preferência, com iogurte magro, em vez de manteiga;
- Deve-se comer frutas, sob todas as formas, mas sem acrescentar açúcar em excesso.

fonte:http://www.vidadequalidade.org/a-refeicao-principal-ideal/
www.madeira-edu.pt
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.