quarta-feira, 12 de junho de 2013

Células-tronco devolvem movimento a pessoas paralisadas

Depois de iniciar um tratamento experimental, cinco pacientes do Glasgow’s Southern General Hospital (Escócia) que haviam sofrido paralisia parcial por causa de um derrame começaram a mostrar uma melhora significativa.
Um deles, o ex-professor Frank Marsh, de 80 anos, conta como os resultados devolveram parte da sua independência. “Eu posso segurar certas coisas que antes não conseguia, como o corrimão do banheiro, com a mão esquerda e com a direita”. Seu equilíbrio e coordenação motora também melhoraram.

O tratamento consiste em injetar células-tronco (capazes de se transformar em praticamente qualquer tipo de célula) nas áreas danificadas do cérebro dos pacientes. Embora ainda seja cedo para dizer exatamente o que estaria por trás da melhora (se as células-tronco se converteram em tecido neurológico saudável, ou se aceleraram a capacidade de regeneração do cérebro), os resultados foram considerados promissores tanto por parte dos envolvidos como por avaliadores externos.
Cada paciente havia sofrido derrame entre seis meses e cinco anos de iniciar o tratamento, o que descarta, a princípio, a possibilidade de a melhora ter sido natural.

As células-tronco foram fornecidas pela empresa Reneuron, cultivadas a partir de uma amostra (coletada há 10 anos) de tecido neurológico de um feto – a única do tipo coletada pela empresa desde então, de acordo com seus representantes.
A equipe responsável pretende fazer mais testes em julho deste ano.[BBC, Daily Mail UK]

fonte:http://hypescience.com/testes-com-celulas-tronco-dao-esperanca-a-pessoas-paralisadas-por-derrame
Por Guilherme de Souza
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.