terça-feira, 18 de junho de 2013

Testes para detectar a Tireóide

No diagnóstico de doenças da tireoide podem ser incorporados vários fatores, tais como avaliação clínica, exames de sangue, exames de imagem e biópsia, entre outros exames.
Uma parte importante para detectar e diagnosticar doenças da tireoide é a avaliação clínica realizada por um profissional especializado. Será importante examinar o rosto, apalpar o pescoço e examinar a tireoide com um estetoscópio, verificar os reflexos, a frequência cardíaca e a pressão arterial, assim como o seu peso, temperatura corporal, verificar a qualidade da pele, do cabelo e das unhas.
Como parte do diagnóstico pode ser realizados exames de sangue, como teste de hormônio estimulante da tireóide (TSH), T3 e T4 total, T3 e T4 livre, tireoglobulina, T3 reverso, anticorpos peroxidase da tireoide/anticorpos antitireoidianos peroxidase, anticorpos antitireoidianos microssomais/anticorpos antimicrossomais, anticorpos tireoglobulina/anticorpos antitireoglobulina, anticorpos receptores da tireóide e imunoglobulinas estimulantes da tireóide (ETI).

Para as diferentes condições da tireóide são avaliados os exames de imagem:
Scanner nuclear/captação de iodo radioativo, para detectar a doença de Graves, bócio multinodular tóxico, ou tireoidite.
A tomografia computadorizada, para ajudar a detectar bócio ou nódulos tireoidianos maiores.
Imagens por ressonância magnética para avaliar a forma e o tamanho da tiroide.
Ultra-som da tireoide para avaliar nódulos, massas ou aumento da glândula. A máquina de ultra-som pode determinar se um nódulo é um cisto cheio de líquido ou uma massa de tecido sólido.
- Uma biópsia de agulha, conhecida como aspiração com agulha fina é usada para ajudar a avaliar os nódulos, sendo que, se insere uma agulha fina diretamente no tumor, retirando algumas células e avaliando-as para o diagnóstico de câncer.
75% do câncer pode ser diagnosticado definitivamente por meio desta técnica, através da qual é possível mostrar as células que indicam a tireoidite de Hashimoto.

fonte: http://www.saudedicas.com.br/doencas/testes-para-detectar-a-tireoide-1211531
imagem:alimentacaodicasetendencias.blogspot.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.