terça-feira, 28 de maio de 2013

15 super alimentos brasileiros

O Brasil é um vasto país e produz uma quantidade enorme de diversas frutas, legumes, verduras, grãos e outros alimentos que fazem muito bem à saúde e são difíceis de encontrar em outras partes do mundo. Saber aproveitar o que nossa terra tem de melhor é fundamental para ter uma boa dieta e excelente qualidade de vida. Leia a seguir quais os super alimentos brasileiros que você deve incluir no seu dia-a-dia para ter uma vida com mais saúde.


1. Castanha do Brasil. Também chamada de castanha-do-pará, essa semente oleaginosa é rica em selênio, mineral importante para o sistema imune e que age como antioxidante, defendendo as células contra radicais livres. Mas cuidado: o excesso de selênio é tóxico. A dose indicada é de 1 castanha do Brasil por dia.


2. Açaí. O açaí é um fruto derivado de uma palmeira e rico em antioxidantes. Seus efeitos são inúmeros: age sobre o sistema vascular como vasodilatador, tem efeito anti-inflamatório, tônico, energético, entre outros. Prefira consumir o açaí o mais puro possível, sem outras combinações. ATENÇÃO: essa fruta é extremamente calórica, portanto, maneire no seu consumo.

3. Cacau. Essa fruta vastamente cultivada no Nordeste do país é rica em antioxidantes e seu consumo reduz o risco de doenças vasculares, doenças cardíacas e câncer, além de controlar o colesterol alto e a pressão alta. Há estudo que indicam que o cacau pode ajudar a combater diabetes tipo 2.

4. Soja. Esse grão é amplamente cultivado no Brasil. A soja é uma oleaginosa rica em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E e diversos minerais como fósforo, cálcio, ferro e potássio. Estudos ainda comprovam que as isoflavonas da soja ajudam na melhora dos sintomas da menopausa e tensão pré-menstrual.

5. Feijão. Presente na dieta diária do brasileiro, o feijão é importante para a saúde. Além de possuir pouca caloria (1 concha de feijão tem menos calorias que 1 maçã!), o feijão é rico em proteínas, fibras, potássio, vitaminas do complexo B, zinco, ferro, magnésio e outros minerais. Além disso, a ingestão de feijão ajuda a reduzir a absorção de colesterol e glicose. Portanto, não exclua esse alimento da dieta.

6. Arroz. Também diariamente na dieta do brasileiro, o arroz é um dos grãos mais consumidos no mundo. O consumo desse alimento (sobretudo arroz integral), ajuda a manter os níveis de açúcar do sangue, reduzindo o risco de diabetes e doenças cardíacas. O arroz também é rico em vitamina E, antioxidante, fósforo e ferro.

7. Caju. A parte carnuda na verdade é a haste que sustenta o verdadeiro fruto, a castanha. O caju é rico em vitamina C e compostos fenólicos que ajudam a combater doenças cardíacas. Além disso, o caju é rico em ferro e cálcio, ajuda a combater a anemia e fortalecer os ossos. A castanha de caju também possui grandes vantagens. Ela é rica em ácidos graxos poliinsaturados que reduzem o LDL (mau colesterol), além de conter zinco, selênio e outros oligominerais.

8. Maracujá. Essa fruta é ideal para sucos e sobremesas, mas consumi-la pura traz grandes benefícios. O maracujá é rico em antioxidantes, vitamina C e do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio e possui poucas calorias. Além disso, os flavonoides e alcaloides do maracujá possuem efeito calmante sobre o sistema nervoso, ajudando a acalmar o estresse e agitação.

9. Goiaba. O Brasil é um grande produtor de goiaba vermelha, que também é cultivada na China, Índia, México e América do Sul. Essa deliciosa fruta é fonte de fósforo, potássio, e fibras, sobretudo a pectina. A goiaba é também rica em vitamina A e vitamina C (a goiaba branca possui quase o dobro de vitamina C que a laranja).

10. Cupuaçu. Essa fruta típica da região Norte do país possui nutrientes como vitamina C, ferro, cálcio, selênio e fibras como a pectina. Além disso, a manteiga feita da polpa do cupuaçu é hidratante e excelente para a pele. As sementes do cupuaçu têm sido estudadas para o tratamento de doenças do trato gastrointestinal.

11. Pinhão. Essa semente é típica da região Sul do país. Sua polpa é rica em ferro, cálcio, vitaminas e proteínas. Além disso, o pinhão é rico em fibras e gorduras que ajudam a combater o mau colesterol. ATENÇÃO: essa semente é muito calórica. Consuma com moderação.

12. Pitanga. A pitanga é típica da região Sudeste do país. Essa fruta possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda no tratamento do reumatismo, febre e diarreia. Além disso, a pitanga é rica em vitamina A, vitamina C, licopeno e antioxidantes. O suco de pitanga é muito refrescante e ideal para dias quentes.

13. Guaraná. Essa fruta da região Norte possui diversas propriedades medicinais. Estudos revelam que o guaraná tem atividade antimutagênica, anticâncer e neuroprotetoras, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer e perda de memória. Além disso, a fruta é rica em estimulantes como a cafeína e teobromina, e também antioxidantes.

14. Mandioca. Cultivada há muitos séculos em nosso país, a mandioca possui diversos benefícios para a saúde. Esse alimento é rico em fibras, o que faz com que o carboidrato ingerido seja transformado lentamente em açúcar, sendo um adjuvante na dieta. Além disso, a mandioca possui cálcio, essencial para a saúde dos ossos e músculos.

15. Banana. Essa fruta é amplamente conhecida e uma das mais consumidas no mundo. A banana é rica em vitaminas A, C, B1, B2 e B6, além de ser importante fonte de potássio, fibras e magnésio. A banana ainda prolonga o efeito de saciedade, sendo um adjuvante nas dietas.
A melhor dica, portanto, é ter uma dieta diversificada com os alimentos que nossa terra produz.
E você gostou dessas dicas ou tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário logo abaixo nesta página. Sua opinião é muito importante!

fonte:http://www.criasaude.com.br/15-super-alimentos-brasileiros.html
imagem:todaela.uol.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.