quinta-feira, 9 de maio de 2013

Como prevenir a gengivite


Como prevenir a inflamação das gengivas


A gengivite

A gengivite acontece quando pouco a pouco, os tecidos são profundamente atingidos e mesmo o osso onde o dente está implantado sofre uma redução. Quando mais de metade do suporte dentário é destruído, o dente começa a abanar. A gengivite começa na infância ou na adolescência: depois dos 9 anos, 50% das crianças têm já gengivite, Só rigorosas medidas de higiene oral (escovagem e uso de fio dental) limitam esse tipo de estragos. Acrescentemos que esses aborrecimentos também se dão quando os dentes estão mal alinhados ou demasiado distanciados. Daí a importância do controlo dentário e da eventual colocação de uma correcção na altura da formação da dentição definitiva, quando a criança tem entre 8 e 14 anos.

Como tratar a gengivite

Se a placa bacteriana não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.

Os sintomas da gengivite

- Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovagem;

- Recuo ou retracção da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada;

- Formação de bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa, causando mau hálito frequente ou sentem gosto amargo na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

Causas da inflamação: os germes

Os germes presentes na cavidade bucal produzem substâncias que atravessam a pele das gengivas onde esta é mais fina e permeável, que é na zona de ligação das gengivas aos dentes. Além disso, este aglomerado de microrganismos vivos e mortos solidifica, sob o efeito dos sais de cálcio elaborados pela saliva, e forma, desse modo, um depósito de tártaro. Estes processos fazem surgir, aos poucos, uma inflamação da gengiva ou gengivite. Os vasos capilares dilatam-se, a circulação do sangue altera-se, as gengivas ficam vermelhas, incham e sangram ao menor contacto.

fonte:http://www.vidadequalidade.org/como-prevenir-a-gengivite/
imagem:www.ijui.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.