sábado, 4 de maio de 2013

Dietas restritivas e a nossa saúde


O desejo por resultados rápidos faz com que muitas pessoas recorram a dietas milagrosas para entrar em forma. Emagrecer vários quilos em um pequeno espaço de tempo, não é saudável e prejudica a própria saúde. O sonho de se tornar uma pessoa magra e saudável pode acabar virando um pesadelo, tendo como algumas das consequências diretas dessas dietas, tonturas, fraqueza, falta de resistência, anemia e desmaios.

Qualquer regime muito radical traz pontos negativos ao organismo, além disso, é muito grande a possibilidade das pessoas recuperarem o peso rapidamente, isso porque, o organismo não terá tempo suficiente para se adaptar à nova realidade, e a vontade de comer e a facilidade em engordar continuarão iguais à espera da primeira oportunidade.

Uma alimentação deficiente em nutrientes, que respeita apenas a quantidade de calorias ingeridas, sem observar o que o corpo necessita, tem tudo para dar errado, e a situação pode ainda piorar, se houver a associação do uso de medicamentos para inibir o apetite, sem orientação médica adequada.

Muitas pessoas acreditam que a ‘reeducação alimentar’ significa comer um pouco de tudo, sem eliminar nenhum alimento da dieta. Mas a qualidade do que se come é mais importante do que a quantidade, alimentos ricos em gorduras, açúcares, e sódio precisam ser evitados.

Para emagrecer com saúde, é preciso buscar uma nova postura de vida, baseada em uma alimentação saudável e na prática de exercícios físicos regulares.

Segue abaixo algumas dicas para que você tenha uma alimentação e uma vida mais saudável e ativa.

- Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente, faça refeições saudáveis, ricas em frutas, legumes e cereais integrais.

- Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia, com lanches leves entre as grandes refeições (café da manha, almoço e jantar)

- Deixe na gaveta do escritório barras de cereais, bolachas integrais, barras de frutas e evite ficar mais de 3 horas sem se alimentar.

-Frutas e iogurtes desnatados são excelentes lanches.

-Comece sempre a refeição com um caprichado prato de saladas.

- Não repita a refeição.

- Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet, possuem quantidades excessivas de açúcar e sódio.

- Evite o açúcar, utilize adoçante nos sucos e no cafezinho.

- Ingira bastante água durante o dia, no mínimo, 1,5 litros ou 8 copos.

- Ingira legumes todos os dias.

- Coma pelo menos 2 frutas diariamente.

- Ingira carnes menos calóricas como os peixes, frangos (sem a pele) e carnes magras.

- Retire toda a gordura visível das carnes.

- Evite alimentos fritos. Dê preferência aos assados, grelhados ou cozidos com pouco óleo.

-Dê preferência aos queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage.

- Em restaurantes por quilo, passe primeiro por todas as opções antes de montar seu prato, assim conseguirá evitar os exageros.

- Para a sobremesa, prefira frutas da época.

- Não compre alimentos que devem ser evitados, a possibilidade de comê-los será ainda maior.

- Faça atividade física regularmente, no mínimo 40 a 50 minutos de caminhada 3 vezes na semana.

Valéria Neris
Nutricionista- CRN 6311
Av. Ponce de Arruda, 2186, Clínica Gastrocenter
www.valerianeris.com.br

fonte:http://www.espacorecriar.com/saude/dietas-restritivas-e-a-nossa-saude/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.