sábado, 25 de maio de 2013

Café: nutrientes na xícara

(Foto: iStock) Café quentinho. Quem resiste? Por isso o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Mais de 90% da população se rende à bebida. E, para quem não sabe, dentro da xícara vai muito mais que cafeína. Minerais, aminoácidos, lipídeos e açúcares estão presentes no café e podem ser aliados de uma alimentação equilibrada, trazendo muitos benefícios à saúde.

Christianne Monteiro, nutricionista da Associação Brasileira da Indústria de Café - Abic, diz que a bebida carrega de 1 a 2,5 % de cafeína e ressalta a quantidade de outras substâncias que podem ser encontradas. "O grão de café possui potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, rubídio, zinco, cobre, estrôncio, cromo, vanádio, bário, níquel, cobalto, chumbo, molibdênio, titânio e cádmio; aminoácidos como alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina; lipídeos como triglicerídeos e ácidos graxos livres, açúcares como sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos", pontua.
E os nutrientes não param por aí. Também estão presentes no grão a niacina - vitamina do complexo B - e, em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos - antioxidantes naturais - na proporção de 7 a 10%, o que corresponde a até cinco vezes mais que a quantidade de cafeína.

Com tudo isso dá até para classificar o café como alimento funcional. De acordo com a especialista, o café pode fazer muito bem para o organismo, além de auxiliar na prevenção de doenças. "A bebida proporciona o aumento da capacidade de trabalho físico e mental, do estado de alerta e vigília, da memória e do bem-estar, equilibra a hiperatividade infantil, ajuda na concentração e também minimiza os efeitos do mal de Alzheimer e de Parkinson", explica Christianne.
Outros bons efeitos para a saúde também podem ser atribuídos ao café. Seus antioxidantes ajudam na remoção dos radicais livres reduzindo o estresse oxidativo nos tecidos; a bebida também reduz o risco de cirrose hepática, previne cálculo da vesícula, ajuda na prevenção de cáries dentárias, possui atividade anti-inflamatória e protetora sobre o sistema cardiovascular; possui um discreto efeito antiobesidade, aumenta o desempenho durante o exercício prolongado, ajuda no alívio dos sintomas de asma e acelera o metabolismo. Ufa! Acabou? Claro que não!

Se for ingerido em doses moderadas o café estimula a atenção, concentração, memória e o aprendizado escolar. A recomendação de Christianne é de um consumo de três a quatro xícaras diárias. "O café também ajuda a prevenir a depressão e suas consequências como o tabagismo, alcoolismo e consumo de drogas", ressalta a nutricionista.
Ainda falando sobre a quantidade ideal, seis xícaras de café diárias podem reduzir em 28% o risco do diabetes tipo 2, conforme estudos realizados na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. "Isso acontece devido aos antioxidantes, que ajudam a controlar o dano causado às células que contribuem para o desenvolvimento da doença", pontua Christianne. A bebida ainda reduz o colesterol, auxilia no combate de doenças coronárias, no processo de emagrecimento e na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de cólon e o do reto.

Já que falamos da cafeína é bom esclarecer que, ela é, de longe, o elemento do café mais estudado até o momento e o principal responsável pelas propriedades estimulantes que deram a popularidade - muitas vezes negativa - à bebida. Mas, de vilã, não tem nada. "As críticas ao consumo de cafeína em quantidades moderadas são completamente infundadas, mas ainda estão arraigadas ao limitado conhecimento de pessoas desinformadas", alerta a especialista.
A nutricionista observa, ainda, que não há, efetivamente, nenhum estudo que comprove danos causados pela cafeína. "A substância não está associada ao infarto do miocárdio, nem ao câncer do trato genitourinário inferior ou do pâncreas; nem à doença fibrocística da mama. O papel da cafeína na produção de arritmias cardíacas ou de úlcera gástrica ou duodenal em pessoas normais também não foi confirmado e não há evidências de que ela seja prejudicial ao ser humano sadio", diz.

(Foto: iStock) E, aí, vai um cafezinho?

Fazer um bom café pode ser mais complexo do que se imagina. De acordo com a consultora em cafés Ana Argenta, o segredo começa pela matéria-prima a ser utilizada. "A escolha do grão deve ser criteriosa, por isso dê preferência para comprar o café em empórios especializados, procure na embalagem a informação 100% arábica, que é uma espécie de café mais complexa, saborosa e aromática, observe se o café possui certificações", explica.
Não deixe de prestar atenção à validade do produto. "Café torrado e moído tem validade de um ano, e em grão, seis meses", ressalta Ana. Após aberta a embalagem, cuidado com a conservação: o café deve ser guardado em pote hermeticamente fechado na geladeira ou local fresco.
A água é um ingrediente importante para que o resultado seja o melhor possível. "Use sempre água filtrada ou mineral pois a água da torneira contém cloro, prejudicando o sabor da bebida", aconselha a consultora. Outra dica de Ana Argenta é não deixar a água ferver. "Ela deve ser desligada momento antes da fervura", ensina.
Cuidado com o material do recipiente. "Evite usar cobre ou alumínio. Prefira vidro ou inox", alerta a cafeóloga Eliana Relvas. Depois de pronto, o café deve ser consumido imediatamente, e na garrafa térmica - de uso exclusivo para café - deve ficar até, no máximo, 30 minutos. E, se você é daquelas que ferve o café que sobra, pode parar já com essa prática! "Nunca ferva o café já preparado. Ele pode ser congelado e usado posteriormente em uma bebida gelada, como um frapê ou em receitas", ensina a cafeóloga.
Preparada para fazer um café delicioso? Veja o passo a passo preparado por Ana Argenta:
Use filtro de papel ou pano
Moagem do café deve ser média para fina
Utilize de seis a oito colheres (sopa) cheia para um litro de água
Utilize água mineral ou filtrada e não deixe a água ferver
Coloque o pó no filtro e despeje a água até umedecer todo o pó sem apertar
Volte a despejar a água ao centro em fio e lentamente
O processo deve durar de quatro a seis minutos
Escalde a garrafa térmica ou bule e despeje o café
Delicie-se!

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/caf-nutrientes-na-x-cara-121000782.html
Por Carolina Mouta | Yahoo! Contributor Network
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.